banner descrição_gestão de loja de conveniência

Conheça uma cadeia de lojas de conveniência cultuada no Texas e  surpreenda-se com o que  vai encontrar . Talvez ajude na sua operação.

Já eram 17:00 horas da última sexta-feira, quando eu pensava sobre qual seria o tema da minha coluna semanal aqui no Portal Brasil Postos. Estava atualizando meu Linkedin, quando dei de cara com um post da Business Insider sobre uma loja de conveniência localizada no Texas,Estados Unidos. O título da matéria:  Nós visitamos uma cadeia de lojas de conveniência que segue cultuada no Texas, e ficamos surpresos com o que encontramos”.

Loja_Conveniência_Bcc_6pgResolvi dar uma olhada, e fiquei tão surpreso quanto encantado com a loja da Buc-ee´s. Uma rede de postos com lojas de conveniências fundada em 1982, que tem 40 unidades.

Trata-se de uma mega-loja para nossos padrões, que tem de tudo um pouco, com uma apresentação impecável, variedade de produtos, mix de food-service amplo, com full-service e self-service, doces, petiscos, vinhos e artigos de bazar.

O que mais me chamou a atenção foram os detalhes e o cuidado com que as coisas são feitas no dia a dia.

Claro que vou repassar-lhe o link ,para que você possa verificar tudo o que eu estou contando aqui e também ficar com água na boca só de olhar as fotos que os repórteres tiraram dos tacos e sanduíches que consumiram. Não posso deixar de dizer, que taco como café da manhã, só para americano mesmo.

Então, vou listar aqui os pontos que considerei mais importantes a serem avaliados por você, e que podem ser aplicados no dia a dia de sua loja:

Loja_Conveniência_Bcc_1.jpg

Mix de produtos:  Como disse, a loja é uma mega-loja com milhares de ítens á venda. Sua loja não precisa ter de tudo, mas pode adequar-se perfeitamente ao perfil de consumo de seu público. Procure entender quais são as necessidades não atendidas, teste novos produtos, amplie o mix para produtos de maior valor agregado.

Hoje há uma forte participação do food-service nas lojas de conveniências. Verifique se o melhor modelo para o seu caso é o self-service ou full-service, ou talvez os dois como é o caso da Buc-ee´s.

Loja_Conveniência

Alimentos feitos na hora são muito melhores do que pré-fabricados e tem melhor aceitação.

Loja_Conveniência_Bcc_4.jpgMershandising:  A Buc-ee´s sabe muito bem o que é merchandising. Olhando as imagens, você perceberá que eles dão valor aos pequenos detalhes. Veja as fotos dos doces e chocolates. Todos eles estão delicadamente identificados.

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM: Viciado em Gasolina … Leia o Artigo do Antenor Augusto o novo Colunista do Blog

Loja_Conveniência7.jpg

Existe um setor de petiscos de carne seca defumada, com grande variedade e ótima exposição. É um produto regional muito bem explorado.

Loja_Conveniência2

A exposição dos alimentos self-service é bem iluminada, de fácil acesso e feita em uma estufa que mantém o produto aquecido. A limpeza é impecável.

Loja_Conveniência3

Eles tem como mascote um esquilo, que está presente na logomarca da loja e do posto de combustíveis. O mascote criou uma ligação tão forte da marca com o público, que permite que eles vendam até camisetas com o personagem. O esquilo tem até uma estátua na entrada da loja para dar as boas-vindas aos clientes.

Loja_Conveniência4

O setor de vinhos, tem sinalização em cada produto, apresentando as notas de degustação de cada vinho.

Loja_Conveniência5Diferenciais: A Buc-ee´s informa aos clientes que os banheiros do estabelecimento são mundialmente famosos. Não diria que existe este tipo de reconhecimento mundial, mas ninguém vai questionar isto, se realmente perceber valor no serviço dos banheiros.

Um banheiro limpo chama muitos clientes. Eu, por exemplo, tenho minhas referências de parada nas estradas baseada não apenas na higiene dos banheiros, mas de todo o estabelecimento.

Sinalização: Temos de considerar que este é um posto rodoviário, mas sinalizar a existência do seu estabelecimento comercial facilita muito a vida do seu cliente potencial. A Buc-ee´s tem placas espalhadas na estrada avisando quantos quilometros faltam para chegar ao posto e a loja.

Loja_Conveniência6Para encerrar, um comentário sobre a política de transparência dos salários pagos pela empresa. Com o objetivo de demonstrar que tem uma política de retenção de colaboradores, a Buc-ee´s tem uma placa exposta para todo o público, com os  valores de remuneração para cada atividade dos colaboradores. Eles trabalham com valores acima da média de mercado.

Enfim, terminei a semana com a inspiração que eu precisava para minha matéria e pude trazer para vocês algumas ações que são importantes para que uma loja de conveniências não só atinja os resultados esperados, mas supere-os com facilidade.

P.S: Segue o link: https://goo.gl/LWRkpY

Ficou interessado em conhecer mais: Assista ao vídeo.

Banner_Antenor

Um abraço e até a semana que vem.

Antenor Augusto G. Pereira – Diretor da Éfika Consultoria e Treinamentos

(54)99978-5747 – [email protected]

https://www.linkedin.com/in/antenor-augusto-giacomolli-pereira

Artigo anteriorA conta da greve chegou…
Próximo artigoCasal deve pagar R$ 7,5 mil para posto de combustível após publicação no Facebook
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here