Semana passada viajei de carro para São Paulo. No caminho, conheci um lugar que me chamou muito a atenção.Não era exatamente uma loja de conveniências, mas um Parador na cidade de Coronel Carneiro, no Paraná. O Parador está localizado no Posto Líder 4, da Rede de Postos Líder. Eu não conhecia esta empresa e muito menos o Parador.
Cheguei ao local à noite. Para começar, o acesso ao posto é muito bem iluminado. Quando estacionei, tive como identificar todos os serviços oferecidos, pois a fachada do prédio era muito bem iluminada e com fotografias bem chamativas.
Mas a surpresa estava dentro do estabelecimento. Ao entrar, um colaborador me entregou uma comanda eletrônica e deu as boas-vindas. A partir daí, passei a ser um admirador do ambiente. Foram tantos detalhes, que não tive como não sacar o celular do bolso para tirar fotos e trazer para meus leitores tudo que pode ser aplicado nas suas lojas de conveniências. Vamos então aos meus apontamentos:
Divisão do parador por setores: os setores estão muito bem sinalizados e distribuídos no espaço físico, havendo também algumas barreiras físicas para delimitá-los. Há um serviço de restaurante self-service com circulação bem direcionada e comida de excelente qualidade e preço justo. Ao lado, há um setor de venda de salgados, sanduíches, saladas de frutas, entre outras coisas muito apetitosas.
LEIA TAMBÉM +++ Uma loja de Conveniência Excepcional
LEIA TAMBÉM: +++ A loja de conveniências que vendia espadas.
LEIA TAMBÉM: +++ Sua equipe está treinada para situações críticas?
LEIA TAMBÉM : +++ Estratégia de Produtos: Como fugir dos produtos “commodities”.
LEIA TAMBÉM : +++ Loja de Conveniência e a Conta de Luz
LEIA TAMBÉM : +++ BOMBONIÉRE: Onde o lucro é doce.
LEIA TAMBÉM: +++ Som ambiente na loja de conveniências – Um problema ou uma oportunidade?
As estufas muito fartas de produtos, com ótima aparência e muito bem expostos. Também tem circulação forçada, mas com corredor bem largo e confortável para o consumidor. Há amplo mix de bebidas, em geladeiras open-cooler que ficam próxima aos expositores de salgados.
Depois de fazer a refeição ou lanche, o consumidor é direcionado aos caixas pela sinalização visual clara indicando a saída. Só que o caminho até o caixa é que também faz a diferença.
Entre a área de food-service e os caixas há produtos muito legais à venda, que vão desde bichinhos de pelúcia e brinquedos, até casacos de couro e botas.
Uma gôndola com todo o tipo de acessório para telefone celular, como carregadores, cabos USB, fones de ouvido e capas. Enfim, um belo trabalho para conquistar mais consumidores e aumentar o tiquet-médio.
Quando você pensa que a festa do consumo acabou, engana-se. Ainda há um espaço para venda de produtos regionais. Paredes cheias de cuias e bombas de chimarrão, de todos os tipos, tamanhos e preços.
Uma observação importante: produtos de maior valor e fáceis de serem furtados são expostos em armários fechados.
Pensando que finalmente não teria mais surpresas, percebi que algumas ainda estavam reservadas para o final. A saída até o caixa era um corredor com produtos de encher os olhos. Na entrada, salames coloniais muito bem expostos de um lado, e do outro, uma geladeira com queijos coloniais.
Entrando no corredor, todo o tipo de chocolates e balas possível. E o que mais me agradou. O mobiliário todo foi projetado com luzes de led que dão um destaque muito grande aos produtos.
Antes de chegar ao caixa ainda existem prateleiras com produtos de bazar (presentes) separados por público. Uma gôndola com produtos para a esposa, outra para os filhos e uma para o marido. Achei a proposta muito simpática e vendedora.
Finalmente chegando ao caixa, ainda havia pequenas geladeiras de check-out com refrigerantes, água e energéticos.Ah! E para arrematar, vários drops e chicletes expostos em cima do balcão do caixa. Terminei com um muito obrigado, e boa noite da moça que me atendeu. Se saí satisfeito? Com certeza. Além de ter passado por uma ótima experiência de consumo, pude trazer para vocês um pouco do aprendizado que tive com ela. Então, depois de falarmos sobre música, comece a pensar na trilha sonora para sua loja. E boas vendas. Até a próxima.
Se gostarem, compartilhem. Um abraço e até a próxima semana.