- A diversificação de negócios agregados a postos de combustíveis é uma tendência internacional, que tem no Brasil um mercado com grande potencial. Algumas franquias, que reúnem os requisitos necessários para ocupar uma boa fatia desse espaço, são apresentadas aqui como opções lucrativas de um suculento cardápio.
Diferentemente do que ocorre em outros países, notadamente os EUA, onde a maioria dos postos de serviços aparece acompanhada de outros negócios, no Brasil a parcela de postos que possuem lojas de conveniência ou que agregam outras atividades à revenda de combustíveis ainda é bem pequena.
Analistas do setor estimam que 25% das revendas de combustíveis, aproximadamente, desenvolvam outros tipos de atividade, além da troca de óleo e lavagem de veículos. Isso significa que, não apenas as lojas de conveniência, mas outros tipos de negócio têm grande espaço para crescer também nesse setor. E as franquias, setor que também está em franca expansão no Brasil, podem ocupar uma boa parte nesse nicho.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2012 o setor faturou R$ 103 bilhões, o que representa crescimento de 16,2% em relação ao ano anterior. A 22ª edição da ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo (SP), em junho passado, reuniu mais de 470 expositores, sendo considerada a maior feira de franquias do mundo.
Franquia e negócio próprio Para o consultor Luis Henrique Stockler, da BA Stockler, responsável pela formatação de franquias, gestão e expansão de redes, “o posto tem características particulares, exigindo atendimento rápido e pequeno tempo de permanência do cliente no pondo de venda, pois são poucos os estabelecimentos com grande espaço para trânsito e estacionamento”. Como negócios mais indicados, ao lado das lojas de conveniência, ele cita especialmente a oferta de produtos por meio do sistema drive-thru (como refeições rápidas, por exemplo), e, ainda, lavanderias, farmácias, lojas do tipo Multicoisas, padarias e floriculturas, entre outras.
Mas ele adverte que “para cada negócio existe um ponto ideal”. Para identificar o que é melhor para cada local, o revendedor deve conhecer as características do frequentador do posto e o momento adequado para cada tipo de consumo. E isso é válido tanto para franquias quanto para negócios próprios.
Outros pontos a serem considerados na hora de fazer a opção por franquia ou atividade independente dizem respeito à habilidade comercial e de gestão necessários, o investimento inicial e o capital de giro para manter o negócio funcionando e ampliá-lo e, ainda, a influência que a nova atividade poderá gerar no fluxo de consumidores do posto e nas vendas do ponto como um todo.
Na ABF Franchising Expo 2013, além das franquias que já têm vários postos como parceiros tradicionais, como a Quality e 5àSec (lavanderias), Caso do Pão de Queijo e Rei do Mate (lanches), Farmais (farmácia), entre outras, havia uma série de novas marcas – inclusive de microfranquias, que geralmente exigem pequeno investimento inicial (veja mais nesta seção) –, que ainda não vislumbraram o potencial dos postos. Há, por exemplo, franquias de pastéis, milk shakes e refeições rápidas e saudáveis, de nova tecnologia que elimina amassados e riscos em veículos, de “maridos-de-aluguel”, serviços de cartório por correio e design de sobrancelhas e serviços rápidos de manicure (que podem ser utilizados enquanto a cliente aguarda a troca do óleo ou a lavagem do veículo).
Dentre centenas de expositores, a equipe da PO selecionou algumas marcas e trouxe para seus leitores informações básicas, que podem ajudar na avaliação das melhores opções para cada estabelecimento. Aproveite.
O mercado se transforma
Ricardo Bertucci, gerente de expansão da Casa do Pão de Queijo (CPQ), estima que os postos do Brasil representem “um tremendo vetor de crescimento para as franquias”. Segundo ele, a evolução desse mercado levou a empresa a oferecer nos postos, mais recentemente, uma nova opção: as franquias foram transformadas em licenças, que são mais flexíveis, convivendo com produtos de outras marcas, dentro de franquias de lojas de conveniência, e implicando em investimento menor. “Hoje, os licenciamentos já respondem por 30% do faturamento da empresa, apesar de o mix de produtos ser menor nesse tipo de contrato”, avalia. “Inicialmente as companhias não tinham projetos próprios de food service em suas lojas e as franquias da CPQ apareceram como solução”, relata.
O grande negócio das microfranquias
Baixo investimento e retorno compensador é a fórmula do sucesso das microfranquias, que estão em pleno crescimento no país. Em 2012, o segmento aumentou o faturamento em 22%, passando de R$ 3,7 bilhões para R$ 4,7 bilhões. Já as opções de franquia também aumentaram 10% em 2012, atingindo a marca de 368 tipos de negócios.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) orienta, entretanto, que, além da análise do investimento inicial e da previsão de faturamento, o empresário deve ficar atento à concorrência e à legislação do tipo de negócio.
A seguir, a seleção da PO de microfranquias que se encaixam no segmento da revenda de combustíveis:
Doutor Resolve
Segmento em quer atua: reparos e serviços.
Investimento inicial: R$ 35 mil.
Área mínima: 60 m2
Telefone: (17) 3512 2500
Site: www.doutorresolve.com.br
Cartório Postal
Segmento em quer atua: logística e distribuição de documentos.
Investimento inicial: R$ 37 mil
Área mínima: 30 m2 a 40 m2
Telefone: (11) 3103-0803
Site: www.cartoriopostal.com.br
Espetinhos Mimi
Segmento em quer atua: comércio de espetinhos assados, congelados e organização de festas.
Investimento inicial: mínimo R$ 30 mil
Área mínima: 20 m2
Telefone: (19) 3826.8236
Site: www.espetinhosmimi.com.br
Conheça algumas franquias!
SERVIÇOS AUTOMOTIVOS
Chipsaway
Segmento em que atua: Reparo rápido de chapa e pintura em veículos
Investimento inicial: R$ 245 a R$ 795 mil
Área mínima: 100 m2
Telefone: (11) 2579-3906
Site: www.chipsaway.com.br
e-mail: [email protected]
Rastrum
Segmento em que atua: Rastreamento veicular
Investimento inicial: R$ 50 a R$ 74 mil
Área mínima: 35 a 50 m2
Telefone: (85) 3234-3888
Site: www.rastrum.com.br
e-mail: [email protected]
SAÚDE
Farmais
Segmento em que atua: Farmácia
Investimento inicial: R$ 300 a R$ 500 mil
Área mínima: 100 m2
Telefone: (11) 2117-5200
Site: www.farmais.com.br
PRODUTOS NATURAIS
Mundo Verde
Segmento em que atua: Produtos Naturais
Investimento inicial: R$ 180 a R$ 350 mil
Área mínima: 40 a 200 m2
Telefone: (24) 2220-6302
Site: www.mundoverde.com.br
ESTÉTICA
Spa das Sobrancelhas
Segmento em que atua: Tratamento para sobrancelhas e cílios
Investimento inicial: R$ 49.900
Área mínima: 25 m2
Telefone: (21) 3437-3160
Site: www.spadassobrancelhas.com.br
SERVIÇOS E CONVENIÊNCIA
Casa & Coisa
Segmento em que atua: Equipamentos e Utilidades domésticas
Investimento inicial: R$ 355 a R$ 485 mil
Área mínima: 80m²
Telefone: (17) 3122- 8500
Site: www.casaecoisa.com.br
e-mail: [email protected]
5àSec
Segmento em que atua: Lavanderia
Investimento inicial: R$ 375 a R$ 470 mil
Área mínima: 70 a 150 m2
Telefone: (11) 4197-6400
Site: www.5asec.com.br
Quality
Segmento em que atua: Lavanderia seco e água
Investimento inicial: R$ 170 a R$ 245 mil
Área mínima: 70 m2
Telefone: (11) 5535-4110
Site: www.qualitylav.com.br
e-mail: [email protected]
5àfil
Segmento em que atua: serviços de costura e customização de roupas
Investimento inicial: R$ 150 mil
Telefone: (11) 4197-6400
Site: www.5afil.com.br
e-mail: [email protected]
Meu Amigo Pet
Segmento em que atua: Pet Shop
Investimento inicial: R$ 235 a R$ 300 mil
Área mínima: 60 a 280 m2
Telefone: (11) 3273-3273
Site: www.meuamigopet.com.br
PRESENTES E DECORAÇÃO
Vida Flores Permanentes
Segmento em que atua: Comercialização de flores e plantas permanentes e móveis
Investimento inicial: R$ 180 mil
Área mínima: 100m²
e-mail: [email protected]
Loja das Torcidas
Segmento em que atua: Comercialização de suvenires e presentes (produtos licenciados de times de futebol)
Investimento inicial: R$ 109 mil
Área mínima: 15 a 60 m²
Telefone: (17) 7812-3469 / (11) 98735-1096
Site: www.lojadastorcidas.com.br
e-mail: [email protected]
ALIMENTAÇÃO
Casa do Pão de Queijo
Segmento em que atua: Cafeteria
Investimento inicial: R$ 224 a R$ 355 mil
Área mínima: 15 a 120 m2
Telefone: (11) 3897-4700
Site: www.casadopaodequeijo.com.br
Açaí no Ponto
Segmento em que atua: Comércio de Açaí
Investimento inicial: R$ 80 a R$ 250 mil
Área mínima: 1 m2
Telefone: (92) 32110401
Site: www.acainoponto.com.br
e-mail: [email protected]
Bello Pastel
Segmento em que atua: Alimentação
Investimento inicial: R$ 350 mil
Área mínima: 110 a 180 m2
Telefone: (43) 3304-5970
Site: www.bellopastel.com
e-mail: [email protected]
Croasonho
Segmento em que atua: Alimentação
Investimento inicial: R$ 350 a R$ 500 mil
Área mínima: 45 m2
Telefone: (54) 3021-2700
Site: www.croasonho.com.br
e-mail: [email protected]
Mil Milk Shakes
Segmento em que atua: Sorvetes
Investimento inicial: R$ 95 mil
Área mínima: 25 a 40 m2
Telefone: (11) 98101-2053
Site: www.milmilkshakes.com.br
TURISMO
Almeida
Segmento em que atua: Agência de viagens
Investimento inicial: R$ 120 mil
Área mínima: 30 m2
Telefone: (11) 2787-6418
Site: www.almeidaviagens.com.br
e-mail: expansã[email protected]
OUTROS
UZ Games
Segmento em que atua: lojas de videogames
Investimento inicial: R$ 130 mil
Área mínima: 5 m2
Telefone: (11) 2066-8888
Site: www.uzgames.com
e-mail: [email protected]
Fonte: Postonet
Por Cristiane Collich Sampaio, Denise de Almeida e Márcia Alves