Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência: 3 passos para fidelizar a clientela

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Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência: 3 passos para fidelizar a clientela

O fim do ano está chegando e, devido às festas que se aproximam, crescem as vendas de diversos mercados, principalmente do varejo. No setor de combustíveis não é diferente e é registrado um aumento significativo no consumo de postos e lojas de conveniência. Isto porque esta época, além deter feriados, coincide com as férias, e é propícia para que as famílias peguem seus automóveis e viajem pelo país.

Portanto, o período torna-se uma ótima oportunidade para aqueles que desejam aprimorar seus serviços e fidelizar sua freguesia. No entanto, o que poucos empresários percebem é que, para isso, é necessário trabalhar melhor o seu relacionamento. Com o objetivo de ajudá-los nesta missão, listamos abaixo 3 passos essenciais no bom atendimento ao cliente. Confira!

1- Treine toda a equipe

A linha de frente de um posto de combustível ou loja de conveniência é formada por seus atendentes, caixas e frentistas. Muitas vezes, eles são o único ponto de contato entre a empresa e o cliente, sendo responsáveis pela impressão que o motorista guarda do seu estabelecimento. Por isso, treinar a equipe de atendimento é o primeiro passo para a fidelização. Antes de tudo, é preciso padronizar as rotinas. Elaborar um roteiro a ser seguido durante cada serviço prestado é um ótimo exemplo. Além disso, embora pareça óbvio, determinar regras básicas de educação como desejar “bom dia” ao recepcionar um cliente também faz a diferença na hora de preferir um estabelecimento. Finalmente, é importante que o atendimento esteja alinhado aos objetivos e cultura organizacional da empresa, prezando sempre pela sua imagem perante o consumidor final.

2- Cuide da apresentação pessoal

Como diz o velho ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, cuidar da apresentação pessoal tanto da sua equipe, quanto do próprio posto de combustível ou loja de conveniência fazem toda a diferença. A concorrência acirrada não permite mais que erros sejam cometidos e qualquer descuido pode significar a perda de clientes, comprometendo assim a sobrevivência do negócio. Além de estarem bem instruídos, é importante que todos os colaboradores estejam uniformizados. Esta é uma forma de materializar o alinhamento da sua equipe. Outro fator importante é a apresentação do próprio estabelecimento. Mangueiras e baldes espalhados pelo chão do posto dificultam o estacionamento do veículo e causam uma péssima impressão para o motorista. Em lojas de conveniência, a organização dos produtos nas prateleiras e a sinalização dos setores também contam pontos.

3- Desenvolva programas de fidelização

Como o próprio nome diz, os programas de fidelização visam incentivar a preferência constante do cliente por um determinado estabelecimento, serviço ou produto. Eles abrangem desde cartões com vantagens até clubes restritos apenas para convidados pela empresa. No caso de postos de combustíveis e lojas de conveniência, uma dica é firmar parcerias com outros estabelecimentos da região, como restaurantes. A ideia é oferecer benefícios além do desconto para clientes que frequentam aquela área.

Na Intercamp Sistemas, acreditamos que ainda há muito que se fazer no setor de combustíveis para que mais estabelecimentos tenham sucesso. A chave para isso está no próprio desenvolvimento do atendimento, trabalhando sua equipe e investindo em melhorias de produtos e serviços. Por isso, a Intercamp oferece aos seus clientes o melhor em sistemas de gerenciamento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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