Por João Oliveira – Intercamp Sistemas
Para que o petróleo se transforme em diesel ou gasolina, muita tecnologia é empregada em seu processo de extração e refinamento. O caminho que ele percorre do solo até a bomba do posto de combustível é longo, e há mais de 100 anos é conhecido pelas empresas que compõem todo o setor. Em todo esse processo, no entanto, existe uma contradição. A tecnologia sempre foi utilizada para a fabricação dos combustíveis, mas apenas recentemente os estabelecimentos que comercializam o produto a incorporaram em sua gestão.
Os veículos passaram a ser bicombustíveis, foram criadas a gasolina aditivada, premium e o etanol, mas a gestão dos postos e lojas de conveniência continuou por muito tempo presa aos anos 50. Esse cenário, entretanto, está mudando. Um exemplo foi a realização da Expopostos, um dos maiores eventos do setor, realizado no final de agosto, e que estimou em R$ 150 milhões o valor movimentado durante os três dias em que aconteceu.
Atualmente, existem soluções tecnológicas que podem ajudar os postos e lojas de conveniência a padronizarem sua gestão e conseguir melhores resultados operacionais e financeiros. Apesar de uma resistência inicial em relação à aplicação da tecnologia na gestão desses estabelecimentos, hoje o mercado se mostra mais preparado para receber esse tipo de auxílio. Visivelmente, os proprietários e gestores de negócios ligados à área já entenderam que sem um sistema de gestão e operações integradas é praticamente inviável gerir com assertividade.
Um dos motivos que impulsionou a modernização da gestão desses estabelecimentos foram as constantes exigências legislativas que aumentaram ao longo dos anos. Essa pressão para se manter dentro do que manda a lei forçou uma especialização do segmento e por esse motivo os softwares de gestão ganharam força.
Hoje, esse tipo de gestão mais moderna já tem sido vista como um diferencial competitivo, pois agrega valor ao serviço, facilita e agiliza o atendimento ao cliente. Além disso, é fundamental que o setor esteja atento às mudanças tecnológicas, pois a médio e longo prazo ele poderá ter mudanças quanto ao seu modelo de operação, principalmente em razão das novas fontes energéticas.
Todos os setores que passaram por uma profissionalização e otimização de processos tiveram que inserir a tecnologia à sua gestão. No segmento de postos, a introdução da tecnologia permite que o empresário decida pelo melhor caminho para seu negócio, melhore seus produtos e serviços, desenvolva novas metodologias de trabalho e não necessariamente esteja dentro do posto para receber uma informação de alta prioridade na hora certa. Desta forma, sua gestão fica tão flexível quanto abastecer um carro flex com álcool ou gasolina.
*João Oliveira é gerente de marketing da Intercamp Sistemas, empresa especializada em softwares de gestão para postos e lojas de conveniência.