Qual é a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina comum?

gasolina-aditivada-comum-premiumA gasolina aditivada nada mais é que a comum acrescida de um aditivo detergente e dispersante. Ele tem a função de limpar todo o sistema de alimentação do veículo – tanque, linha de combustível, bomba e injetores – e dispersar a sujeira. O aditivo retarda a oxidação da gasolina e impede a formação da carbonização na câmara de combustão.

De acordo com Henrique Basílio Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE Brasil, a gasolina aditivada vendida no Brasil é eficaz. O engenheiro dá dicas importantes a respeito do uso do combustível. Se abastecer com aditivada pesar no orçamento, use pelo menos um tanque de aditivada para dois de comum. Suficiente para manter todo o sistema limpo.

Faça você

Se desconfiar que o posto em que abastece fornece gasolina comum com o preço de aditivada, já que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não fiscaliza este aspecto, encha o tanque com a comum e adicione o aditivo adquirido nos postos, concessionárias ou casas de peças. Esta operação deve ser feita de acordo com a recomendação contida no próprio frasco do aditivo.

Etanol

Segundo Pereira, se o seu carro é flex, outra maneira de limpar o sistema de alimentação do veículo é utilizar o etanol de vez em quando, já que o combustível derivado da cana-de-açúcar tem esta propriedade. Quanto ao receio de se usar a aditivada em veículos mais antigos, que antes não usavam este combustível, o engenheiro garante que se trata de um mito. “Essa limpeza não é feita de uma hora para outra. A sujeira vai sendo diluída aos poucos, mas não vai sair nenhum pedaço capaz de entupir os injetores, mesmo porque existem filtros”, afirma.

Desempenho

Um mito que precisa ser desfeito é que a gasolina aditivada melhora o desempenho do veículo, uma insinuação de distribuidoras de combustíveis que fazem publicidade enganosa para atrair consumidores. Nada disso. A gasolina aditivada apenas contribui para manter o motor limpo internamente, evitando perda de potência. Não confundir a aditivada com gasolina premium (ou podium, nos postos BR), que tem maior octanagem e melhora o desempenho em veículos mais sofisticados com elevada taxa de compressão.

Em 2015

A limpeza do sistema de alimentação é importante porque, funcionando sem qualquer irregularidade, o veículo emite menos gases poluentes. Tanto que a fase L6 do Proconve demanda o uso de aditivos na gasolina comercial brasileira, além de um menor teor de enxofre. Toda gasolina vendida no Brasil deveria ser aditivada a partir de janeiro de 2014. Mas, como não houve tempo para todos se prepararem, a ANP estendeu o prazo para julho de 2015.

Fonte: Estado de Minas

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