Por que hoje é sábado

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Por que hoje é sábado

Converse com seus clientes. Aos sábados as pessoas estão mais descontraídas. Mais felizes.

Vá até a pista de abastecimento ou loja de conveniência e de uma boa olhada em seus clientes. Perceba que vários estão de bermudas, camiseta e chinelos. O uniforme da empresa ficou em casa.  O advogado e executivo que costuma usar terno e gravada aos sábados se veste como um verdadeiro motoqueiro ou utiliza a vestimenta colorida de ciclista. O médico que costuma ir todo de branco em busca de um café expresso aos sábados compra picolé com suas filhas.

O ritmo das pessoas também é diferente. As pessoas estão com mais tempo e dispostas a conversar, pois não precisam correr contra o relógio ponto ou para buscar as crianças na escola. O sorriso sai mais fácil.

A esta altura você deve estar se perguntando: mas o que isto tem a ver com o meu posto?  Tudo. Aproveite esta oportunidade para conversar com seus clientes. Tente descobrir a quanto tempo este cliente frequenta seu posto.  Se a conversar embalar busque saber quais os motivos fazem com que retorne sempre. O que ele gosta e o que não gosta.

Inspire a sua equipe a fazer o mesmo. Aos sábados a técnica gerencial TBC (tirar a bunda da cadeira) deve ser cumprida a risca. Estimule que seus gerentes ou supervisores fiquem na pista, nas áreas de troca de óleo e lavação. Se você não tiver gerente vá você mesmo!

Para aqueles clientes que estiverem trocando o óleo ou aguardando pela conclusão da lavação leve um jornal do dia e ofereça um café, pois isto servirá como uma excelente oportunidade para “quebrar o gelo” e iniciar uma boa conversa. Estimule uma conversa franca e aberta e fique atento aos “insights” que seus clientes vão lhe oferecer gratuitamente. Se estiver planejando algo novo como, por exemplo, implantar um novo serviço ou oferecer uma nova linha de alimentos na loja de conveniência, pergunte francamente o que ele acha da ideia?

Faça o mesmo com seus funcionários. Descubra o que os clientes falam para eles sobre o seu negócio. Pergunte o que eles fariam estivessem no seu lugar. Demonstre real interesse pelas respostas e estimule que a troca de informações seja praticada sempre. Se você possui alguma ferramenta de fidelização como Cartão Fidelidade ou Brindes Personalizados não se esqueça de oferecer.

Se você praticar esta forma de pesquisa informal vai descobrir que seus clientes e colaboradores podem ser tornar uma fonte inesgotável de melhorias para o seu negócio.

 

Boas vendas e ótimo sábado.

 

renatoRenato da Silveira

Consultor Brasil Postos