AMOSTRAGEM DE SOLO (SONDAGEM A TRADO – ST)

As sondagens para coleta de amostras de solo podem ser realizadas com trado manual (CETESB, 6300 – Amostragem de Solo), geralmente do tipo concha (Figura 1). São realizadas sondagens para coleta de amostras de solo e instalação dos poços de monitoramento (para coleta de água subterrânea). As sondagens são realizadas em pontos estratégicos conforme a identificação das maiores concentrações de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) obtidos durante a execução do malha de VOC .

Fique atento no processo de amostragem de solo e água no seu posto de combustível

Figura 1 – Coleta de amostra de solo (sondagem a trado)

As amostras de solo são coletadas a cada 1,0 m de profundidade até chegar ao nível de água. Cada amostra de solo coletada é dividida em duas alíquotas, uma para medição dos VOC in site, e a outra para possível análise química off site. As amostras com maior VOC são enviadas para as análises químicas em laboratório. As amostras devem ser acondicionadas em um frasco de vidro de boca larga com tampa revestida de teflon, de modo que não haja espaços vazios em seu interior, evitando assim a perda dos compostos mais voláteis BTEX e HPA’s de até 3 anéis.

AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA (POÇO DE MONITORAMENTO)

Na amostragem de águas subterrâneas (Segundo CETESB), é necessário a remoção da água estagnada (que não podia ser representativa da qualidade da água subterrânea do local) nos poços onde será coletadas as amostras. Deve-se realizar a purga (remoção da água estagnada com bailer, 3 aproximadamente alíquotas) apenas a zona de amostragem e minimizando-se os distúrbios da água no poço e da formação. As amostras de água subterrânea são coletadas com auxilio de um bailer descartável(Figura 2), no sentido do escoamento do fluxo d’água subterrânea, sendo inferido pela topografia do terreno. As amostras de água são colocadas em 2 dois frascos diferentes, um para análise de BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos), frasco de vidro de 40 mL com tampa de teflon, e para análise de HPA’s (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos) em um frasco âmbar de vidro de 1 litro. As amostras de BTEX não podem conter bolhas dentro dos frascos.

coleta de água

Figura 2 – Coleta de água subterrânea (bailer)

Os frasco devem ser devidamente etiquetado e identificado, como: dados de localização (ponto de coleta), profundidade de amostragem (amostras de solo), concentração de VOC, hora da coleta, amostrador (técnico responsável) e tipo de amostra (água ou solo). Em seguida as amostras as devem ser acondicionadas e mantidas refrigeradas a 4º C em caixa térmica durante o transporte e a coleta. OBS: Todas As amostras devem ser coletadas em duplicata, e assim que coletadas devem ser refrigeradas, como já citado.

IMPORTANTE: Todos os frascos utilizados na coleta devem ser lavados com detergente comum em água corrente e posteriormente em banho de imersão de Extran (neutro a 5%) por aproximadamente 12 horas. Após o banho os frascos foram enxaguados em água ultrapura e secos em estufa por aproximadamente 150ºC ao longo de 12 horas.

 Fonte: http://padraoambiental.wordpress.com/artigos/

Artigo anteriorPostos de Santa Cruz deixam de fornecer combustível em garrafas pet
Próximo artigoNovas exigências para comercialização de aditivos para combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here