Tradição entre as grandes empresas, estratégia também é disputada pelos pequenos varejistas.
Estratégia certeira para melhorar o relacionamento com o cliente, os programas de fidelidade ultrapassaram a barreira das grandes empresas e se espalham agora pelo varejo de Ribeirão Preto.
Os cartões fidelidade ou o cadastro de pontos, que servem como moedas paralelas na compra de produtos e serviços, estão presentes também em pequenos e médios negócios da cidade.
Desde temakerias até pet shops, passando por lojas de roupas, sorveterias e salões de beleza. Já são pelo menos 60 estabelecimentos de pequeno porte em Ribeirão que adotaram um sistema para fidelizar clientes.
“Sempre participo nos lugares que frequento, e hoje são vários locais que oferecem. Quando funciona, acho a proposta válida, porque existe um retorno e sempre acabo voltando”, diz Mateus Passaglia, 27 anos, arquiteto.
E essa fidelidade é o objetivo dos empresários que decidiram implantar o sistema. “A ideia é fazer com que o cliente seja frequente, compre aqui e saiba que está acumulando pontos que podem ser usados em qualquer outro serviço ou produto. Assim ele volta”, diz Maria Stella Pereira Lima, dona de um pet shop inaugurado em dezembro e que implantou o programa no mês passado.
Clientes cobram
Há mais tempo no mercado, os empresários Marilia Sauaia e Leandro Dal Piccolo, donos de um salão de beleza sempre investiram na fidelidade. “Quando abrimos, em 1995, tínhamos o cartão onde a cada dez depilações a cliente ganhava uma. Depois, suspendemos o programa e quando voltamos, implantamos o sistema de pontuação”, diz Marilia.
Segundo Leandro, o programa voltou porque os clientes cobraram. “Muitas pessoas pediam e vimos que realmente o cliente fica fiel. É um atrativo a mais em um mercado de forte concorrência”, diz.
De acordo com o economista Matheus Franco, a popularização dos programas de fidelidade também é resultado da concorrência. “É uma alternativa para conquistar o cliente em um mercado onde o empresário não consegue se destacar somente pela diferenciação do produto ou serviço prestado. É uma estratégia para reter e conquistar clientes, que funciona na maioria das vezes, por isso é uma tendência no varejo.”
Estratégia para divulgação
Além de reter os clientes e torná-los frequentes, os programas de fidelidade são usados como meio de divulgação por micro, pequenas e médias empresas de Ribeirão.
“Quando pensamos em fazer o cartão, queríamos captar clientes, fazer com que as pessoas viessem e conhecessem a sorveteria e os produtos”, diz Guilherme Gomide Veraldi, dono de uma sorveteria no Centro de Ribeirão.
Para a estudante Cláudia Ferraz, que frequenta um cursinho pré-vestibular na região, a estratégia funcionou. “Uma amiga me deu o cartão e como estudo perto, comecei a ir e preencher a cartela. É bom porque a gente só ganha. Já tinha o costume de tomar sorvete, apenas optei por um local que me daria retorno”, diz.
Veraldi sentiu que os cartões tiveram resultado positivo. “Bastante gente que tomava apresentava o cartão. Agora vamos começar a distribuição novamente, para manter os clientes que conquistamos fidelizados”, diz.
Com o cartão da sorveteria, na compra de dez sorvetes, o cliente ganha outro no valor de sua média final de gastos anotados na cartela.
Fonte: Jornal A Cidade