A primeira estação de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos na Hungria é capaz de recarregar um veículo em cerca de 15 a 30 minutos.
Único posto de abastecimento “amigo do ambiente” da MOL, na Hungria.
A ABB entregou o primeiro carregador ultra-rápido de corrente contínua (CC) para veículos elétricos (VE), na Hungria, para o novo posto de gasolina ecológico da MOL, único na Europa. A MOL, uma empresa de combustíveis líder na Europa Central, tem utilizado as mais avançadas soluções de proteção ambiental nos seus postos de abastecimento verdes, para a redução do consumo energético e do impacte ambiental.
Este é um passo importante para a utilização do carro elétrico na Hungria, o primeiro desenvolvimento para a rede de carregamento de CC em todo o país. Esta rede abrirá as portas para uma maior utilização de veículos elétricos e a ABB, como membro fundador da “E-Mobility Network” na Hungria, orgulha-se de ser uma das principais empresas que apoia o desenvolvimento sustentável.
“A tecnologia de CC da ABB é capaz de recarregar as baterias de VE até 80 por cento da sua capacidade máxima em cerca de 15 a 30 minutos, de acordo com a norma CHAdeMO, o que demoraria 6 a 8 horas utilizando o sistema padrão de CA (corrente alternada) de carregamento por polos”, disse Tanja Vainio, Country Manager da ABB na Hungria.
Trata-se da primeira estação de carregamento rápido de VE colocada em serviço na Hungria e em que o carregamento é gratuito.
“Ao projetar uma estação de carregamento para o futuro, esforçamo-nos por garantir que não existe incompatibilidade entre o abastecimento de um veículo e a consciência ambiental,” disse Andrea Páncél, Director de Comunicação da MOL, na Hungria. “As preocupações com o ambiente foram fundamentais para o projeto e construção da estação. Foi utilizado mobiliário feito a partir de papel reciclado e foram integrados, no telhado, sistemas solares de produção de energia, que juntamente com a estação de carregamento ultrarrápido da ABB ajudam à redução do impacte ambiental.“
A ABB, com experiência internacional no mercado dos postos de carregamento rápido em CC para VE, já instalou carregadores semelhantes em cerca de outros 18 países. Entre estes contam-se a Holanda, onde foram instalados carregadores rápidos da ABB lado a lado com os postos de carregamento standard de CA (corrente alternada), e a Estónia, onde será brevemente inaugurada uma rede, a nível nacional, de 200 postos de carregamento rápido, fornecidos pela ABB.
Para dar resposta às necessidades do mercado de VE, o portfólio de produtos da ABB oferece postos de carregamento rápido em CC e carregadores standard de CA, desenvolvidos para fins comerciais com sistemas integrados de pagamento, soluções de software de controlo remoto e destinados à operação em redes nacionais de carregamento.
Fonte: www.abb.com
DUVIDA:porque o carregamento rapido de carro eletrico tem que ser em CC enao emCA ?
Pode ser em corrente alternada,isso depende se o veículo tem ou não um circuito carregador integrado, porém como as baterias funcionam em corrente contínua, se torna muito mais eficiente e mais rápido, executar o carregamento já em corrente contínua.