A gestão dos caixas do posto e da loja de conveniência é um assunto sério quando se trata de redes que chegam a um número elevado de vendas por dia, como é o caso do Auto Posto Trevão, onde os checkouts chegam a registrar uma movimentação de até 2 mil cupons por dia.
Assista o vídeo e surpreenda-se:
Com uma quantidade elevada de vendas, aumentam também as fraudes e surge a necessidade de reduzi-las e otimizar a rotina dos caixas. Foi assim que a empresa chegou ao Gatecash, ferramenta de monitoramento de PDV da Gunnebo, que em 30 dias reduziu as perdas no checkout a menos de 1%.
Objetivo da empresa: O objetivo do diretor administrativo do Auto Posto Trevão, Mauro Ribeiro, era conseguir identificar como ocorriam as fraudes na frente de caixa e reduzir suas perdas que chegavam a 3% do faturamento líquido da empresa.O empresário conta que tinha dificuldades em ter a real noção do que acontece em sua empresa:
“O número de cupons que giramos por dia é grande. Qualquer quantidade que for subtraída faz diferença e, sem a tecnologia, é muito difícil verificarmos as perdas”.
Solução para o negócio: A empresa adotou o uso do Gatecash, ferramenta de monitoramento de frente de caixa, em todos os seus PDVs e contratou o serviço de monitoramento Gunnebo. O Gatecash realiza um confronto com o que foi efetivamente registrado, gerando cupons pendentes no caso de possíveis inconformidades. A solução o ajudou, inclusive, a descobrir quais os principais produtos que geram mais perdas na frente de caixa.
Benefícios alcançados com a ferramenta: Com o Gatecash, que atua integrado ao software de automação comercial da empresa e reúne imagens, vídeos e áudios captados no PDV, o administrador entendeu o que de fato acontecia em sua loja. “Eu sabia que tínhamos algumas coisas erradas acontecendo nos caixas há muito tempo, mas não conseguíamos monitorar. Com o Gatecash descobri que muitos deles participavam do esquema de fraude”, afirma Mauro Ribeiro.
Gestão de pessoas no varejo: Além de ajudar na questão das perdas, o Gatecash também colabora na gestão de funcionários, melhorando o atendimento ao consumidor. Os dados adquiridos com os relatórios gerados pela ferramenta possibilitam elaborar treinamentos e entender quais funcionários estão ou não comprometidos com a rotina da loja.
Mauro Ribeiro ainda destaca mais uma vantagem do Gatecash, que fez diferença para o seu negócio: a ferramenta gera um dos formatos de arquivo proprietário que é aceito pela justiça brasileira em caso de processos por justa causa. “Em caso de fraudes e furtos cometidos por colaboradores os vídeos do sistema servem como prova legal”, afirma o diretor.
Veja o flagrante captado na loja de conveniência do Posto Trevão. Através da ferramenta de monitoramento e gestão de frente de caixa Gatecash o revendedor conseguiu flagrar práticas de desvio de dinheiro na frente do caixa. Vale ressaltar que as gravações do Gatecash servem de prova legal para possíveis processos jurídicos
Veja mais alguns Flagrantes capturados pelo Gatecash na rotina da frente de caixa
2º Vídeo – Alerta automático: possível produto não registrado – Através da tecnologia de imagem, a solução gera um alerta de que há a passagem de um produto no PDV, sem ser registrado no cupom fiscal. No caso abaixo, mesmo o scanner emitindo o bip, a mercadoria não foi registrada. Foi identificada uma perda de R$ 109,00.
3º Vídeo – Gerado na consulta de leite, com parâmetro de valor e quantidade
O cliente coloca 01 litro de leite na esteira do PDV e passa com o restante da mercadoria no carrinho sem o devido registro. A perda foi de R$ 28,00 – 11 litros de leite.
4º Vídeo – Gerado na consulta de cerveja, com parâmetro de quantidade
A operadora não multiplica corretamente a quantidade de itens no pack de cerveja. A perda foi de R$ 47,00 – 12 unidades de cerveja.
Muitas vezes a prevenção de perdas utiliza estatísticas de mercado para “ratear” a perda não identificada. Com o Gatecash, a equipe de prevenção mapeia o processo de frente de caixa, identifica as causas das perdas, registros indevidos, problemas com atendimento e, assim, pode criar planos de ação para reduzir perdas, melhorar os processos e o atendimento ao cliente.