Você sabia que o mercado econômico é quem rege se o preço da gasolina e do diesel sofrerá aumento e queda? Entenda um pouco mais abaixo.
A Gasolina e o Diesel são produtos manufaturados a partir de uma commodity e no caso falamos do petróleo pesado e leve, e por ser uma commodity e comercializada em dólar o mercado financeiro (bolsas) é quem precifica o seu valor diariamente. Até aqui tudo bem, o problema é que o mercado econômico é um segmento que vive de especulação, geopolítica, notícias e volatilidade, e isso ocorre porque os agentes deste mercado sempre buscam precificar com antecedência qualquer crise ou otimismo que exista no mercado.
Em relação ao petróleo, a oferta versus demanda é o maior fator de volatilidade da cotação do barril de um lado temos os grandes países produtores de petróleo (OPEP) capitaneada pela Arábia Saudita que busca limitar a qualquer custo a oferta de petróleo, e assim elevar sem limites a cotação do barril para fortalecer suas economias. De outro lado, temos os EUA que além de possuir uma precificação própria do seu barril (WTI), ano após ano bate recordes de produção de petróleo e conta com um presidente bastante ativo nas redes sociais, onde um comentário mais incisivo causa estragos para todos os lados.
Assim se encerrou o mês de maio/19, queda de 15,90% nas cotações do barril do petróleo (Brent) referência europeia da commodity, e essa queda é fruto principalmente de uma tomada de decisão do governo de impor tarifas nas importações realizadas pelo México se o país não conter a imigração dos seus cidadãos ao país norte americano.
Percebe que nada tem relatividade direta com o petróleo, assim é que funciona o mercado financeiro sempre se precavendo a vista de qualquer nuvem mais nebulosa. A queda do mês de maio, acabou com o trabalho da OPEP ao longo do ano de elevar os preços do petróleo do mundo, o que com certeza gerará uma reação dos grandes países em conter por mais tempo a oferta de petróleo buscando recuperar estas perdas.
Bom o resultado disso no mercado brasileiro foi bom, a exemplo na gasolina a Petrobras já realizou dois movimentos de queda em suas refinarias que acumularam o total de 9,96% ou R$ 0,1900/Litro, uma vez que o principal insumo (petróleo) está em queda.
Se você é do ramo de combustíveis no Brasil (Revenda, Distribuidora, Refinaria, Trading) precisa estar antenado ao mercado financeiro e fazer as leituras certas do mercado, uma variação na commodity pode gerar qual impacto (R$/Litro) em meu negócio e em quanto tempo?