A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Catesb), juntamente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Ambiental, realizaram no dia 11/06/2019 mais uma megaoperação de fiscalização de emissão de poluentes por veículos movidos a diesel. A ação tinha como objetivo averiguar a emissão de poluentes de veículos pesados movidos à diesel.
A operação impressiona pelo seu tamanho e estrutura. Ao total foram montados 42 pontos de verificação dentro do estado de São Paulo, com 63.126 caminhões fiscalizados em apenas 1 dia.
Em outras oportunidades a Arla Fácil já havia informado sobre os esforços da Polícia Rodoviária Federal na busca de novas tecnologias, treinamento de agentes policiais e a intensificação das ações dos órgãos reguladores.
Desta vez as entidades competentes analisaram irregularidades nos tanques de Arla 32, sistemas SCR e EGR, além de verificar densidade e cor da fumaça emitida pelos escapamentos dos veículos.
Ao final da operação foram aplicados o total de 1.108 multas. Quem é flagrado com esse tipo de irregularidade precisa desembolsar uma quantia de R$1.591,80, valor que pode dobrar em caso de reincidência no período de um ano.
A fiscalização da emissão de poluentes dos motores a diesel vem aumentando consideravelmente nos últimos meses em todo o Brasil. Os esforços empregados para que as leis se cumpram refletem diretamente no aumento da demanda pelo agente redutor de poluentes Arla 32, que passa a ser mais procurado a cada dia.