Defesa do consumidor: obrigatoriedade de manutenção periódica de equipamentos de calibragem de postos de combustíveis é aprovada por comissão da Câmara
Postos de combustíveis devem ser obrigados a fazer a manutenção periódica de equipamentos de calibragem de pneus. É o que determina o Projeto de Lei nº 376/11, aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados e que segue para avaliação de outras comissões até chegar ao Senado.
A proposta é oferecer garantias de economia de combustível e segurança para os usuários. Agora, o projeto segue para as comissões de Defesa do Consumidor e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Se for aprovado, seguirá para o Senado.
Conforme justificativa do projeto, pneus com pressão abaixo do especificado no manual do veículo aumentam a aderência ao solo, podendo causar desgastes irregulares e danos internos. Já o contrário, pneus com pressão acima do indicado reduzem a área de contato com o solo, tornando-o mais susceptível a danos por impacto e a perfurações.
Calibragem
A calibragem de pneus deve seguir ao que determina o manual de proprietário do veículo. Se feita corretamente, previne problemas como o desgaste precoce e consequente diminuição da vida útil do pneu.
Geralmente, pneus com baixa pressão alteram a área de contato com o solo e aumentam o consumo de combustível. A falta de calibragem ocasiona ainda o superaquecimento e a quebra de componentes da estrutura do pneu.
O motorista deve ficar atento sobre o excesso e pressão, também responsável pela redução da durabilidade do pneu. Mais cheio, o pneu fica enfraquecido, pois está suportando pressão superior à que foi projetado para receber. Além de ficar suscetível a cortes, o pneu com alta pressão prejudica o conforto ao dirigir.
Em geral, não há um prazo determinado para a substituição dos pneus. A durabilidade é relativa e está diretamente relacionada a fatores como o condições do piso, clima, forma de dirigir e manutenções no veículo e pneus. Profissionais recomendam o rodízio de pneus a cada 5 mil quilômetros rodados e a calibragem semanalmente.
Por: Radar Nacional