Primeira unidade a receber o conceito, serve de laboratório para o GPA, que agora consolida as funcionalidades testadas como permanentes no novo modelo.
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Qual a primeira coisa que você vê ao entrar em um supermercado? Se fizéssemos uma pesquisa com essa pergunta provavelmente “linha de caixas” estaria entre as respostas mais frequentes. Mas quem frequenta a primeira loja do Pão de Açúcar, no Jardim Paulista, em São Paulo, já não dá essa resposta.
Isso porque a unidade passou por uma reformulação no último mês. Agora, é difícil perceber que os caixas não estão aparentes logo na entrada da loja. Esta é uma consequência de uma grande mudança no layout da unidade. O espaço para frutas, legumes e verduras (FLV) quase dobrou e ganhou várias funcionalidades.
A Loja 1 do Pão de Açúcar é conhecida como o laboratório da rede. Lá, o GPA testa várias funcionalidades. Recentemente, eram 12 novidades em teste. Destas, apenas uma ainda não foi integrada à operação da unidade: o pagamento via QR Code que dispensa a necessidade de passar por um caixa. Esta funcionalidade ainda está sendo experimentada pelos funcionários em uma unidade Pão de Açúcar que fica dentro da sede administrativa do GPA, ao lado da Loja 1.
Veja aqui a lista das funcionalidades que o GPA testava há 5 meses e agora implementa na Loja 1.
A reestruturação da unidade é a primeira da evolução da sétima geração (G7) de lojas do Pão de Açúcar. Na nova versão do modelo de lojas, o GPA levou a sério a missão de promover experiência. Os consumidores conseguem colher seus próprios pés de alface, fazer um suco de laranja na hora e comer um sushi preparado pelos colaboradores do supermercado.
A loja foi reinaugurada no último dia 12 setembro. O verbo “reinaugurar” se aplica apenas por uma força de expressão, já que a empresa trabalhou na reformulação do espaço sem parar a operação.
O novo conceito já foi implantado na loja do Lago Norte, em Brasília. Outras 18 unidades vão receber o conceito ainda em 2019. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília estão dentro do plano de expansão da evolução da G7. As unidades da Avenida Dr. Ricardo Jafet, na capital paulista, e do Leblon, no Rio, estão entre as contempladas .
Mais experiência, menos atrito
“As expectativas do consumidor estão mudando e a nossa resposta foi uma loja com mais experiência e menos atrito”, explica Laurent Maurice Cadillat, Diretor Executivo do Pão de Açúcar. Quando fala em “menos atrito”, o executivo se refere aos métodos que a marca adotou para agilizar o checkout.
São seis totens de self-checkout, pre-scanning, shop and go – que dão a possibilidade de comprar na loja e receber os produtos em casa em quatro horas, com pagamento na residência – e lockers para guardar os vinhos comprados no Pão de Açúcar Adega.
Além das grandes funcionalidades, outras coisas um pouco mais sutis fazem da loja um ponto de experiência:
Espaço café
Um ambiente interno na loja com jardim suspenso. O espaço conta com as opções “Pra já”, com um cardápio focado em pratos e lanches prontos para consumo na loja, e “Pra levar”.
Deck
O ambiente conta com cerca de 50 lugares para refeições e reuniões ao ar livre. O espaço ainda deve receber cantores, além de ter potencial para parceria com redes de fast food.
Sushi feito na hora
É possível fazer um pedido ao sushiman ou escolher o mix nas bandejas em frente ao balcão onde os profissionais trabalham. São mais de 70 produtos no portfólio de comida japonesa.
Guichê Cheftime
Os kits gastronômicos Cheftime ganharam um guichê próprio. A marca agora oferece porções prontas para o consumo, em quantidades ideais para almoço ou jantar.
Carnes especiais
O GPA firmou uma parceria com a Friboi para oferecer cortes especiais. No portfólio estão carnes que passaram por um processo de maturação a seco, chamado de dry aged. Os produtos têm alto valor agregado. Os clientes conseguem escolher os pedaços que querem resgatar depois de até 60 dias.
Seleção especial de vinhos
O GPA tem, na Rua Augusta, em São Paulo, uma loja dedicada a vinhos. No novo modelo de loja a bebida ganha destaque com um corredor exclusivo e especialistas que ajudam os consumidores na escolha do melhor rótulo para cada ocasião.
Incentivo à mobilidade
Estação com patinetes elétricos da empresa norte-americana Lime
Colha sua própria alface
O Pão de Açúcar firmou uma parceria com uma startup que desenvolveu uma horta vertical capaz de economizar 95% de água em comparação com a maneira tradicional de cultivo do alface.
Ovos do dia
Na loja, há um espaço que disponibiliza apenas ovos que foram produzidos em período menor que 24 horas.
Modelo a ser seguido
“Queremos proporcionar uma experiência de compra cada vez mais satisfatória, fluida e prazerosa”, afirma Cadillat. “A nossa primeira loja, a partir de agora, cria um novo modelo às próximas aberturas e mantém viva a característica de inovação que acompanha a história do Pão de Açúcar, recebendo continuamente novidades para que possamos continuar testando novos formatos e soluções diariamente”, finaliza.
Fonte: Novarejo