O termo compliance está relacionado ao “estar comprometido com”. No mundo corporativo, uma empresa que está em compliance preza pelo cumprimento das imposições de órgãos de regulamentação e padrões relacionados à esfera trabalhista, jurídica, previdenciária, financeira, fiscal, contábil, ética e ambiental.
O assunto nunca esteve tão em alta e é considerado indispensável para o futuro. Não se trata mais de uma opção, mas sim uma obrigação para qualquer empresa que entenda que agir de forma tributariamente correta e com ética é um diferencial. Hoje, a adoção das medidas de conformidade é determinante para manter a sustentabilidade e alcançar êxito nos negócios.
É importante ter em mente que essa questão vai além do processo de auditoria e gerenciamento de risco. O compliance vai a fundo para compreender a operação como um todo e trabalhar para desenvolver avaliações e correções necessárias.
Esse processo envolve ainda o constante treinamento de funcionários e executivos, que devem estar conscientes da cultura da empresa e capacitados para cumprir as normas propostas. Ao mesmo tempo, a equipe tende a se sentir mais satisfeita, pois estará relacionada a uma companhia que cumpre todas as regulamentações previstas por lei.
Fisco
Nas áreas contábil e fiscal, especificamente, as medidas de conformidade vão ajudar a garantir que as informações manipuladas estejam sempre corretas. Fato que vai aumentar a eficiência e diminuir os custos operacionais. Isso se dá porque o conceito será capaz de manter a qualidade das demonstrações financeiras, a coleta e análise de dados de diversas rotinas de trabalho e muito mais.
O compliance fiscal vai auxiliar as empresas a compreender e acompanhar o calendário de obrigações fiscais de forma mais organizada e cumpridora. Com isso, ele vai reduzir, de forma legal, os riscos de não conformidade e a carga tributária sem mecanismos de sonegação, além dos custos administrativos das tarefas relacionadas às obrigações tributárias.
Necessário a todos os negócios
O conceito tem se mostrado tão relevante que até as pequenas e médias empresas estão cada vez mais inseridas nesse universo. A pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil – Evolução do Compliance e das Boas Práticas Empresariais nos últimos anos”, da Deloitte em parceria com a ICC Brasil, mostrou que a adoção do compliance por parte desses negócios saltou de 2% para 20% entre 2012 e 2017. Até 2020, a previsão é que 51% dessas PME devam adotar essas medidas por exigência de grandes clientes.
Mas o fato é que essa demanda pode guiar empresas de todos os portes e setores para o caminho da sustentabilidade e da saúde não apenas das finanças, mas da operação como um todo. Afinal, uma empresa que está em dia com as exigências legais e com os processos tributários garante a sua credibilidade no mercado, gera valor para o negócio e aumenta a possibilidade de fechar grandes e vantajosas parcerias.
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