Segundo o diretor de marketing da distribuidora, as iniciativas podem chegar a um impacto de liquidez da ordem de R$ 500 milhões para as revendas
Dentre outras medidas do pacote, a Raízen flexibilizará condições de pagamentos pelos revendedores e antecipará o repasse das receitas oriundas de pagamentos digitais, de 30 dias para dois dias.
“Entendemos que o pior ainda está por vir e que pode vir a haver inadimplência. Por isso estamos nos antecipando”, disse o executivo ao Valor.
Questionado sobre os impactos das medidas de restrição à circulação sobre os negócios da Raízen, ele preferiu não comentar sobre o assunto. Couto afirmou, contudo, que a empresa vem ajustando seus postos e lojas de conveniência às demandas do momento, para dar mais destaque à venda de produtos de higiene — tipo de item que não era tão demandado nas lojas anteriormente — e produtos industrializados. A empresa parou de fornecer alimentos preparados na hora.
“Temos reparado também um aumento no pagamento via aplicativos pelo consumidor. Foi uma tendência registrada na China e que está acontecendo aqui também. E temos feito toda a higienização dos postos, como a distribuição de álcool em gel durante o processo de pagamento, por exemplo”, afirmou