A liberdade para modificar e atualizar preços com agilidade é essencial em uma economia de livre concorrência, principalmente em mercados sensíveis como o varejo de combustíveis.
No entanto, trocar os preços na revenda não é um processo tão simples e rápido quanto poderia ser. Além de alterá-los no sistema, é necessário trocar em todas as placas e anúncios. Dependendo do tipo do posto (rodoviário ou urbano) e de sua estratégia de precificação, um negócio pode possuir sinalizações de preço espalhadas a mais de 10 km de distância do posto, o que dificulta ainda mais o processo.
A tecnologia que permite resolver essa dor de cabeça são os painéis digitais integrados aos sistemas. Muito comuns em países como Alemanha, Estados Unidos e França, essas ferramentas estão aos poucos encontrando espaço nos postos brasileiros também. Além de facilitar o processo de implementação de um novo preço, os painéis contribuem para a imagem do posto, passando as ideias de modernidade e inovação, o que impacta nas vendas e na fidelização dos clientes.
Porém, o lado negativo é que o preço para instalar as placas eletrônicas ainda é salgado, dependendo do tamanho e das características. Isso acaba criando uma situação peculiar: nesse momento de transição, alguns postos que optariam por usá-las se veem forçados a ainda continuar com placas convencionais.
Na Aprix acreditamos que o futuro competitivo da revenda de combustíveis no Brasil está diretamente ligado com a adoção das placas de preço digitais e a utilização das mesmas em conjunto com sistemas de precificação dinâmica. Desta maneira, o processo de precificação será simplificado e automatizado, desde a determinação do preço até a implementação na bomba e nas placas de combustíveis, tudo em questão de segundos, assim como nos mercados americano, alemão, português. Com isso, esta combinação permite adicionar ainda mais dinamicidade e transparência às estratégias de precificação, reagindo mais rapidamente à concorrência e explorando mais oportunidade de precificação.
Se você deseja receber por e-mail relatórios semanais consolidados das flutuações de volume e preço das revendas espalhadas pelo Brasil, clique aqui.
TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.
Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.
Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.
Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.
Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128
Rua Dona Laura 471/702
Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/
Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/
+++ Você está definindo preços da forma correta?
+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%
+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota
Assista ao vídeo – Como Sobreviver em Tempo de Quarentena