O posto de combustível ter qualidade não significa que necessariamente terá alta quantidade de vendas.
A qualidade é primordial, porém, não funciona de forma isolada, é preciso um conjunto de ações para melhorar o processo de vendas do seu posto.
Quanto mais estratégias você estabelece, mais aumentam as chances de conquistar pessoas. Principalmente se pensamos na concorrência existente nesse tipo de mercado. É fundamental oferecer um diferencial que ajude a conquistar e fidelizar mais clientes.
Veja essas seis dicas que selecionamos para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível !
Como melhorar o meu processo de vendas?
1. Qualidade acima de tudo
Oferecer qualidade ao seu cliente é uma obrigação! Não se esqueça de que é um mercado competitivo e você precisa garantir o seu produto. Só o fato de que o seu estabelecimento é reconhecido por ter qualidade já contribui para divulgação entre as pessoas.
O atendimento também precisa ser o melhor, então, mantenha uma equipe treinada para atender aos seus clientes com excelência.
Verifique ou tenha alguém de confiança para checar o retorno dos clientes quanto ao modo como foram recebidos. Isso pode determinar o retorno ou não dessas pessoas como clientela.
2. Tenha uma identidade marcante
O seu posto precisa ter um nome e uma marca que fique na mente dos clientes. Sendo assim, invista em material de divulgação e em identidade visual. Essas ações, ligadas à uniformização dos funcionários, ajudam a trazer mais profissionalismo ao seu posto.
3. Saiba os preços do mercado
É muito relevante que você faça uma pesquisa de preços em seus concorrentes. De forma periódica, essa estratégia ajuda a saber os valores atuais do mercado e saber a sua posição em relação a eles. Os valores variam e os donos de postos precisam estar atentos a isso.
Na hora de escolher um local para o abastecimento, muitos clientes priorizam o preço do combustível. Então, alterações mínimas podem fazer a diferença na hora de ganhar uma venda.
4. Capriche na sua loja de conveniência
Não deixe de ter uma loja de conveniência em seu posto. Ela é uma atração muito procurada pelos clientes e pode ajudar a atrair as pessoas. Além de chamar a atenção para aqueles que desejam comprar algo específico, pode trazer mais interesse em serviços do posto, como por exemplo, a troca de óleo.
É importante também criar estratégias para a sua loja, como uma extensão do seu posto. Então, trazer qualidade, promoções e caprichar na aparência são atitudes fundamentais.
5. Ofereça promoções e vantagens
Para conquistar de vez a clientela, não perca a chance de oferecer promoções e vantagens para aqueles que escolhem o seu estabelecimento. As vantagens ajudam a manter um relacionamento com o cliente, como por exemplo, os cartões fidelidade, a cada x compras recebem desconto ou isenção no valor da próxima.
Conte com um sistema de gestão
Hoje, a maioria dos postos de gasolina conta com um sistema de gestão que facilita não só as vendas e o controle de suas operações, mas também o processo de compra e venda de produtos e serviços.
Com um sistema de gestão, é possível controlar o estoque de produtos do posto e verificar o melhor momento para realizar a compra, e, dessa maneira, mantê-lo no nível ideal.
Além disso, é uma solução que fornece relatórios de vendas e de estoque, de modo a auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito ao processo de reposição do estoque.
Viu como ações simples podem aumentar as suas vendas ? Se quer melhorar o processo de vendas do seu posto, não esqueça dessa lista. O seu posto de combustível será o líder de vendas nesse mercado!
Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Com ele, objetivamos te dar a compreensão necessária sobre a possibilidade de melhorar os processos ou operações do seu posto de combustível e loja de conveniência.
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