Em três meses de uso, os clientes tiveram uma redução de de R$ 134 mil no custo de estoques e R$ 188 mil em compras, sendo todos estes os valores das médias por mês.
A Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo, anunciou recentemente uma parceria com a James Tip, startup focada em inteligência artificial para gestão de estoque.
O objetivo da aliança é levar uma administração automatizada a lojistas, principalmente do segmento de lojas de conveniência, para que eles passem a gerir os negócios de forma mais inteligente e reduzam custos comuns neste mercado.
A solução da James Tip é embasada em uma plataforma ágil e dinâmica, compatível com os principais ERPs e BIs de mercado. A inteligência artificial oferece ao varejista um sistema preditivo com ações para melhorar a compra e a venda dos produtos com base no perfil dos clientes, permitindo que as lojas proporcionem uma experiência mais agradável ao consumidor final.
De acordo com a James Tip, os varejistas sofrem, em média, de 7% a 15% por mês com produtos em rupturas e excessos em seus estoques. A solução da startup possui uma classificação própria, que divide os produtos em: Ostras, Cavalos, Estrelas, Imãs, Abacaxis e Bombas, entregando ações diárias aos varejistas, para cada um de seus SKUs, categorias e famílias de produtos, além de diferenciar as ações por loja, mesmo ela fazendo parte da mesma rede.
Em uma avaliação de 12 lojas de conveniência com sistemas Linx, realizado entre outubro e dezembro de 2019, a aplicação da solução da James Tip resultou em um ganho de R$ 333 mil no fluxo de caixa dos varejistas, R$ 5,8 mil a mais em faturamento, além da redução de R$ 134 mil no custo de estoques e R$ 188 mil em compras, sendo todos estes os valores das médias por mês.
De acordo com Guilherme Masseroni, CEO da James Tip, “a união de uma startup com uma empresa do tamanho da Linx significa uma relação com ganhos para os dois lados, mas principalmente para lojistas de todo o País. Além de ganharmos capilaridade a partir dessa aliança, contribuiremos para uma nova era na atuação da gigante de tecnologia, iniciando pelo segmento de conveniência”.
“Esta parceria reforça os sistemas de nossos varejistas de lojas de conveniência, mas não se limita apenas a este segmento. A solução permite uma gestão de inventário eficiente, fator que impacta diretamente no fluxo de caixa e é uma das principais dores dos varejistas. Neste momento desafiador, o segmento precisa se preparar para otimizar ainda mais sua gestão de caixa e manter as vendas sólidas”, diz Samuel Carvalho, gerente do segmento de Postos e Conveniência na Linx.
Sobre a Linx – A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 42,2% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx na jornada de compra é transformada em insights fundamentais para atingir o que os varejistas mais esperam: fidelizar seus consumidores e atingir resultados concretos e relevantes. Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE,em 2019. A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e 5 países da América. Para saber mais, acesse www.linx.com.br/imprensa.
Sobre a James Tip – A James Tip é uma startup focada em inteligência artificial que atua com tecnologia de ponta para reduzir estoques e prever intenções de compra em diferentes tipos de varejo, indústria e distribuição de itens de consumo. Formada por uma equipe múltipla e especializada, foi fundada em 2017 pelos empresários Guilherme Masseroni e Rodrigo Torres.https://mkt.linx.com.br/james-tip
Atualmente, atende clientes de segmentos como comércio de moda, supermercadista, papelaria, lojas de conveniência, petshop, telefonia e material de construção. Engenheiros, economistas, compradores, publicitários e especialistas em TI com larga experiência compõe o time que aperfeiçoa diariamente suas ferramentas de AI sem esquecer de proporcionar uma experiência de uso orgânica para o cliente final. Tudo para transformar pequenos e médios negócios, os apoiando na manutenção e aumento de vendas, na redução de perdas e na capacidade de antever os passos dos consumidores.
Saiba mais sobre a James Tip
Com o processamento de 2.2 Bilhões de cálculos por segundo, o James tem os seguintes objetivos: