O perfil do novo consumidor motivou o Condor a se reinventar e lançar um novo conceito de loja.
No dia 16 de dezembro, às 8h, a rede inaugura o Condor Express, localizado no Auto Posto Condor da Rua General Mario Tourinho, 2066, Campina do Siqueira, Curitiba.
O empreendimento, que recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão, une a praticidade das lojas de conveniência, a funcionalidade de um supermercado compacto e os diferenciais de uma loja gourmet.
“O consumidor quer encontrar tudo o que precisa em um único lugar e fazer uma compra rápida, prática e assertiva. Por isso, criamos um conceito que coloca os itens de um supermercado dentro de uma loja de conveniência, com características intimistas de uma loja de vizinhança, mas com o diferencial de um espaço gastronômico aconchegante”, afirma o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.
O espaço de 350 m² foi otimizado para abrigar um agradável supermercado compacto de conveniência, com açougue, padaria, confeitaria, hortifruti, perecíveis, adega e bebidas geladas.
“É uma loja de passagem para uma experiência de compras em um ambiente que alia a praticidade com os melhores produtos”.
Entre os diferenciais do Condor Express está o espaço gastronômico, que oferece um cardápio que resgata as receitas da culinária de boteco de Curitiba, como o tradicional pão com bolinho, além de dadinhos de tapioca e uma linha gourmet de sanduíches, com ingredientes como presunto royale.
A unidade, que avança no conceito de “loja de vizinhança”, atende a um novo perfil de consumidores que deseja praticidade na hora de fazer pequenas compras do dia a dia sem precisar entrar nos grandes supermercados.
O formato das lojas menores, que começou em meados de 2017 com a abertura de unidades das varejistas Pão de Açúcar, Extra e Carrefour em São Paulo, chegou à Curitiba no ano passado com lojas da rede local Casa Fiesta em galerias de rua da cidade. Já o Condor adaptou o modelo como um avanço do conceito, reduzindo ainda mais o tamanho para ser um misto de mercado com loja de conveniências. Além de diferentes opções de pratos e lanches, o local também vai contar com um café colonial durante o período da manhã e da tarde.
Maurício Bendixen, diretor de operações da rede Condor, explica que esse modelo express foi pensado para ser uma loja de passagem, em que o cliente chega para abastecer o carro, faz as compras do dia a dia, aproveita para tomar um café da manhã ou jantar, e vai embora em até meia hora.
Para levar ainda mais facilidade aos clientes, o Condor Express conta com um estacionamento para 500 vagas rotativas por dia.
A loja recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão e será usada como um modelo piloto para novas aberturas.
Ao todo, a rede Condor é dona de 21 postos de combustíveis no Paraná, sendo que uma parcela considerável tem potencial de receber este tipo de operação que se mostra mais promissor do que um strip mall (pequenos shoppings a céu aberto com diversos tipos de comércio).
A nova loja Condor Express tem 350 m² de área útil com quase tudo o que há em um mercado normal, mas voltado ao consumo do dia a dia com produtos de higiene pessoal, alimentos empacotados, açougue, padaria, hortifrúti, perecíveis, adega e bebidas geladas. Ao todo são dois mil itens de consumo.
“Apesar de ser muito próximo da outra loja que temos na região, a 400 metros de distância, este novo Condor tem um conceito muito diferente, complementar. É um ‘combo’ de facilidades que os moradores e quem trabalha aqui por perto indicou que precisava para as compras mais rápidas do dia a dia e de serviços. Ele tem também um horário diferenciado de atendimento, abre as 6h30 para servir o café da manhã, mais cedo que os supermercados tradicionais, e fecha às 22h, depois do jantar”, completa Bendixen.
O Condor Express segue todos os cuidados para preservar a saúde e minimizar a propagação da COVID-19. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 6h30 às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h.
Supermercados express em postos de combustíveis: uma nova tendência
O Portal Brasil Postos tem observado um movimento importante na expansão de lojas express em postos de combustíveis. A facilidade e agilidade proporcionadas por esse modelo têm atraído grandes redes varejistas para esse caminho.
O Valor Econômico noticiou recentemente a informação de que grandes redes como Grupo Pão de Açúcar, o Carrefour, a ICM (dona do Frango Assado e Viena) e também as Lojas Americanas estão interessadas em parcerias com a BR Distribuidora para formatação do modelo express. Essas redes entenderam que os consumidores estão fugindo das grandes lojas, da procura de vagas para estacionar, da fila para comprar pão e dos caixas. Agora a tendência são lojas pequenas, mas pulverizadas. O consumidor quer algo fácil no caminho da casa dele.
Há vários exemplos bem sucedidos de lojas nesse formato. A primeira é a rede Dia %, eles não estão localizados em postos, mas seguem a tendência de lojas pequenas em grande volume para estar perto do consumidor. No Brasil são 1000 lojas em cinco estados. A rede espanhola conta com 7 mil lojas pelo mundo.
O Carrefour também segue a onda e expande o formato Express. Já são 119 lojas em funcionamento e previsão de abertura de mais 30 apenas em 2019. O Pão de Açúcar também criou a versão Minuto Pão de Açúcar para enfrentar a concorrência, já são 80 lojas que não passam de 300m².
Unindo a tendência da praticidade o Habib’s investiu diretamente em postos de combustíveis e uniu dois setores em uma só parada. Abastecer e comer, sem perder tempo. Outro grupo que está se inserindo ao varejo de combustíveis é o Condor, a rede oferece vantagens para seus associados com gasolina mais barata para quem é cadastrado no Clube Condor.
A conclusão que se chega que é preciso aperfeiçoar cada vez mais o consumo, a facilidade e praticidade são palavras de ordem para uma sociedade que tem no tempo um dos seus maiores ativos. É possível enxergar uma grande oportunidade para postos e para pequenas redes de supermercados que podem concorrer de forma direta com as gigantes do varejo.