Estudo da SoluCX aponta os postos de combustíveis mais populares, os com melhor avaliação de produtos e serviços, assim como as críticas

Os postos de combustível Petrobras BR, Ipiranga e Shell são as marcas com maior índice de popularidade entre os brasileiros, é o que aponta um estudo realizado pela empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score) SoluCX: as marcas foram citadas por 73,2%, 72,8% e 69,1% dos respondentes da pesquisa, respectivamente.

combustível-posto-gasolina
Postos de combustível: estudo aponta os populares e preferidos

Gostar ou não gostar

Uma categoria que se destacou, porém de forma negativa, foram os “postos sem bandeira” – também conhecidos como “bandeira branca” – que são os postos de combustíveis conhecidos por não serem filiados às grandes marcas.

Apesar da popularidade, quando perguntado utilizando métrica de recomendação (NPS), os postos dessa categoria registraram uma nota de -63,6, em uma escala que vai de -100 à 100.

Ou seja, esse grupo de marcas está muito abaixo da média do segmento, que é de 37,2.

Os consumidores ainda avaliaram o que eles gostam ou não gostam das marcas.

Os destaques foram para “Atendimento”, com 89,4% das avaliações positivas, seguido de “Qualidade do Combustível” (85%), “Limpeza e Instalações” (84,2%), “Serviços – considerando troca de óleo, por exemplo” (77,1%) e “Conveniência” (73,8%).

Categorias como “Promoções e Programas de Fidelidade” e “Custo-Benefício” registraram os maiores índices de avaliações negativas, com 38,7% e  30% de “não gosto”, respectivamente.

Posto de combustíveis no Rio de Janeiro (RJ) 22/02/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

“O preço do combustível surpreendeu os consumidores.

Porém, apesar dos respondentes indicarem a insatisfação com preços e promoções, os principais motivadores das notas ruins entre os detratores das marcas mais mal avaliadas é a “Qualidade do Combustível”, apontada por 73,6% dos respondentes de forma negativa, fazendo com que os consumidores prefiram pagar um pouco a mais por um produto ou serviço com mais qualidade”, diz Tiago Serrano, presidente e cofundador da SoluCX.

A SoluCX ouviu a opinião de 2.276 pessoas na cidade de São Paulo entre os dias 21/07/2020 e 21/08/2021 sobre os serviços de cinco marcas e postos sem bandeira com atuação na maior capital do país.

Fonte: exame.com

 

+++ ATENÇÃO REVENDEDOR – Recupere os tributos indevidos na venda de cigarros. Saiba como:

+++ Recuperação judicial – Um remédio eficaz para tirar o posto revendedor da crise financeira

+++ Recuperação de imposto pode salvar revendedor endividado!

+++ Sua revenda tem créditos do ICMS e INSS a receber ?

+++ Postos podem ter o equivalente a 4,9 folhas de pagamento para receber de volta

+++ Centenas de Postos já recuperaram impostos sobre a folha de pagamento. Descubra se você tem $ a receber.

Artigo anteriorLoja de Conveniência – Cardápios para lojas de conveniência como torná-los mais atrativos?
Próximo artigoMercado: Postos de combustíveis ‘dominam’ agenda de inaugurações nos próximos meses
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here