A ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) publicou um artigo em seu portal informando que a perspectiva de crescimento no mercado de food service pode chegar a 28% em 2022, o que representa R$166,9 bilhões.
Esse aumento está diretamente relacionado ao reaquecimento da economia em função da ampliação da vacinação no país.
Em outro artigo, dessa vez publicado pela Galunion e o Instituto Qualibest, sobre Como a Covid-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação, foi identificada uma ascensão do consumo de comidas acessíveis e familiares, conhecidas como comfort food (comida conforto).
Quando pensamos nas inúmeras possibilidades de alimentação nas lojas de conveniência, nos deparamos com opções de mix de produtos que tenham valor agregado ao mercado de indulgências e é nesse momento que podemos incluir os PRODUTOS DE FABRICAÇÃO PRÓPRIA como um importante propulsor de rentabilidade para sua loja.
Os alimentos do tipo comfort food, geralmente estão associados aos produtos de panificação e confeitaria e fazem parte do mercado de indulgências, ou seja, o cliente se permite sentir prazer ao consumir, ativando suas memórias afetivas e fazendo relação direta ao estabelecimento em que realizou a compra.
É muito comum ouvir “o croissant daquela loja é o melhor que já comi na vida!” e, assim, criou-se uma relação de afetividade com a marca.
Para definir quais são os produtos de fabricação própria que farão parte das memórias afetivas de seus clientes, é preciso realizar algumas perguntas básicas:
- Do que meu cliente gosta?
- O que meus concorrentes oferecem para seus clientes?
- Como está meu cardápio atual? Quais produtos são mais vendidos e em qual período do dia?
- Como está a estrutura da minha loja? Tenho espaço para produção?
- Tenho os equipamentos necessários para fabricar, armazenar e expor meus produtos?
As respostas a essas perguntas vão te auxiliar a desenvolver a melhor estrutura para a fabricação de um produto de sua marca e que seja um grande diferencial em relação a concorrência, além de se tornar referência na memória de seus clientes.
E para auxiliar nessa produção, temos uma ferramenta essencial conhecida como GUIA DE PRODUÇÃO, fundamental para um melhor planejamento desta rotina. Veja alguns de seus benefícios:
- Não deixar faltar produtos na área de vendas
- Minimizar desperdícios
- Direcionar o dia a dia da equipe de produção
Todas essas possibilidades, atreladas a um bom treinamento dos manipuladores e fichas técnicas bem elaboradas, contribuirão para a rentabilidade do seu negócio e fortalecimento do relacionamento com seus clientes e é assim que a Tria – Consultoria e Treinamento têm atuado junto aos clientes das lojas de conveniência, criando soluções que agregam resultados de forma inovadora e transparente.
Escrito por Tatiana de Queiroz Campos – Nutricionista, pós-graduada em vigilância sanitária dos alimentos e gestão de negócios, com mais de 20 anos de experiência no varejo. Gestora comercial do Grupo Tria – Consultoria e Treinamento, empresa que atua para implantação dos processos de segurança alimentar e adequação às normas para o setor de food service.
Juliana Hermano – Gestora de negócios, formada em administração em recursos humanos e pós-graduada em marketing. Possui mais de 16 anos de experiência em instituição financeira, com forte atuação em gestão de processos e pessoas. Idealizadora do J.Hermano Consultoria em Gestão de Negócios, atua com consultora tornando possível a gestão de micro e pequenos negócios de forma humanizada e suficiente, colaboradora da Tria – Consultoria e Treinamento para projetos de Gestão de Produção e Vendas.
Grupo Tria – O Grupo Tria – Consultoria e Treinamento é formado por três empresas de consultoria existentes a mais de 10 anos no segmento de prestação de serviços para adequação às normas do setor de alimentos, que em busca de melhoria continua e inovação se uniram, são elas: Adequa Consultoria, Eco Alimentar e Qualy Food.
Lançado em 2018 o Grupo Tria, buscou como grande diferencial o Foco nas Pessoas, ou seja, nos colaboradores dos nossos clientes, desenvolvemos uma abordagem dinâmica e interativa para que os funcionários de cada cliente atendido assimilem e coloquem em prática os conteúdos envolvendo higiene e segurança dos alimentos.
Fonte: Brasil Postos