Com os preços da gasolina subindo, você pode pensar que os donos de postos estão ficando gananciosos.
Mas a economia por trás da bomba conta uma história diferente.
No mês passado, os preços do gás atingiram um novo recorde médio nacional de US$ 4,33/galão, quase US$ 1,50 a mais que há um ano.
O preço do gás é em grande parte o culpado pela recente taxa de inflação de 40 anos nos Estados Unidos, de 8,5% . Impulsionada por problemas na cadeia de suprimentos relacionados à covid e pela invasão da Ucrânia pela Rússia, liderou com folga a lista de bens de consumo que tiveram os maiores aumentos de preço ano a ano em 2022.
É fácil olhar para a bomba de gasolina agora e pensar que os donos dos postos estão levando você para passear. Mas o modelo de negócios dos postos de gasolina é um pouco contra intuitivo.
A maioria dos postos de gasolina mal dá lucro em seu produto principal – e quando o preço do petróleo sobe, eles podem até ter prejuízo .
Enfrentando pequenas margens, concorrência acirrada e a ameaça iminente de veículos elétricos, muitos postos de gasolina dependem mais do que nunca de fluxos de receita secundários.
Quem são os donos dos postos de gasolina nos EUA ?
Olhando para aqueles grandes sinais ao longo da rodovia – Shell, 76, Chevron, ExxonMobil – pode parecer que os postos de gasolina são de propriedade de grandes companhias de petróleo.
Na realidade, a maioria dos proprietários são operadores individuais que possuem apenas uma única estação.
Esses proprietários se dividem em 2 campos principais:
- Franqueados que pagam royalties de refinarias de gás de marca (entre 3% e 14% da receita) para usar sua marca
- Operadores independentes que administram postos genéricos “ bandeira branca” e compram gás no mercado aberto
A maioria das grandes companhias de petróleo desistiu do negócio de varejo porque a venda de combustíveis geralmente não é muito lucrativa .
De acordo com o IBISWorld, os postos de gasolina obtêm uma margem líquida média de apenas 1,4% em seu combustível.
Isso é muito menor do que a média de 7,7% em todos os setores – e está abaixo de outras empresas de margem notoriamente baixa, como mercearias (2,5%) e concessionárias de automóveis (3,2%).
Para entender o porquê, vamos voltar atrás e dar uma olhada na típica cadeia de abastecimento de gasolina.
A gasolina começa sua jornada como petróleo bruto, em grande parte adquirido em solo doméstico em estados como Texas e Dakota do Norte.
Uma vez extraído dos campos de petróleo, este líquido bruto é:
- Enviado para refinarias para ser transformado em gasolina
- Afunilado via pipeline em contêineres de armazenamento a granel , e
- Transportado por caminhões de carga para postos de gasolina, onde é mantido em tambores subterrâneos de 20 mil galões
Quando o gás chega à bomba, o potencial de lucro é bastante sombrio. Digamos que você compre um galão de gasolina em seu posto local por US$ 4,09 (a média nacional , em 13 de abril de 2022).
Aqui está uma descrição aproximada de para onde vai esse dinheiro:
Postos de gasolina normalmente recebem apenas uma fração do preço listado no totem de preço.
E depois de considerar as despesas gerais – mão de obra, serviços públicos, seguros, taxas de transação de cartão de crédito – o lucro médio é reduzido para ~ $ 0,03 a $ 0,07 por galão .
Agora, há muita variação aqui: alguns proprietários, The Hustle , disseram que ganham $ 0,30 + / galão; outros, tão pouco quanto $ 0,01.
Mas assumindo vendas diárias de 4 mil galões a US$ 0,05/galão, sua estação típica pode trazer para casa apenas US$ 200-300/dia de gasolina.
Por que as estações de serviço simplesmente não aumentam seus preços?
Para começar, os postos de gasolina sabem que a maioria dos consumidores escolhe para onde ir apenas com base no preço .
Eles têm um incentivo para manter esses números no quadro o mais constante possível.
E mesmo que não o fizessem, a concorrência local os mantém sob controle: os melhores locais – saídas de autoestradas de alto tráfego e rampas de acesso – geralmente estão repletos de grupos de estações que disputam negócios.
Um equívoco é que os donos de postos de gasolina adoram quando os preços da gasolina sobem.
Na realidade, eles odeiam tanto quanto você – em grande parte porque a concorrência cria uma espécie de preço Catch-22:
- Quando os custos de gás no atacado sobem , muitos proprietários de postos preferem manter os preços estáveis e ter prejuízo do que levar clientes para os concorrentes.
- Quando os custos no atacado caem , muitos postos de gasolina têm medo de reduzir seus preços por medo de desencadear uma guerra de preços.
Felizmente, a maioria dos postos de gasolina não se importa muito com os lucros da gasolina.
Hoje, 80% de todos os postos de gasolina americanos têm uma loja de conveniência no local.
De acordo com um estudo realizado pela Associação Nacional de Lojas de Conveniência, 44% dos clientes dos postos de gasolina vão para dentro. E entre eles, 1 em cada 3 acaba se entregando a algum tipo de mimo.
Os produtos dentro dessas lojas – Doritos, óculos de sol, bilhetes de loteria, bebidas energéticas – representam apenas ~30% da receita média do posto de gasolina, mas trazem 70% do lucro .
As margens brutas em determinados itens podem ser superiores a 50% .
Algumas forças estão trabalhando contra esse modelo de negócios.
A maioria das bombas modernas tem leitores de cartão, dispensando a necessidade de entrar para pagar. O tempo médio que um cliente passa em um posto de gasolina agora é de apenas 2 a 3 minutos .
As lojas de conveniência também têm algumas das maiores taxas de criminalidade de qualquer negócio nos Estados Unidos, com perdas anuais médias por roubos que chegam a US$ 761 por local.
Mas as estações têm uma preocupação maior: o futuro a longo prazo da gasolina.
O posto de gasolina de amanhã
Nos últimos 20 anos:
- O número total de milhas que dirigimos aumentou ~ 20%
- Vendas de SUVs dobraram e agora superam carros
- A despesa média das famílias com gás aumentou para US $ 250 por mês
No ano passado, os postos de gasolina nos EUA venderam cerca de 135 bilhões de galões de combustível – o suficiente para encher 204 mil piscinas olímpicas.
No entanto, os postos de gasolina estão em declínio há várias décadas.
Em 1995, havia ~195.000 deles nos EUA; hoje, esse número caiu para ~115.000 .
Entre os principais contribuintes para esta tendência:
- O gás natural está ficando mais barato e mais popular
- Veículos elétricos (EVs) e carros autônomos representam uma ameaça de longo prazo para as vendas de gás
- Imóveis em áreas urbanas (NYC, DC, San Francisco, Boston) podem ser utilizados para empreendimentos mais lucrativos, como condomínios ou empreendimentos de escritórios
Muitas estações tomaram a decisão dispendiosa de instalar unidades de carregamento de veículos elétricos, que podem custar US$ 100 mil.
É um custo difícil de justificar, dado que os EVs atualmente representam menos de 1% dos carros na estrada.
Mas a indústria está experimentando um rápido crescimento: 4 em cada 10 consumidores dizem que considerariam comprar um EV para seu próximo carro, e estações de EV independentes estão surgindo em todo o país para atendê-los.
Estações agnósticas de EV – e operações menores que não podem arcar com as despesas preventivas – correm o risco de ficar para trás a longo prazo.
Mas se tudo mais falhar, os postos de gasolina sempre têm uma arma financeira secreta no bolso de trás: aquelas fascinantes máquinas giratórias de cachorro-quente .
FATOS BÔNUS:
- O que há com essa coisa de 9/10 de um centavo? Quase um século atrás, quando o gás era de apenas US$ 0,15/galão, o governo cobrava um imposto sobre o gás de uma fração de centavo . É irrelevante hoje, mas os donos das estações o mantiveram por perto porque faz com que os preços pareçam um pouco melhores.
- Explosões não acontecem apenas nos banheiros . Em média, cerca de 4,2 mil incêndios ocorrem em postos de gasolina em todo o país a cada ano, causando US$ 30 milhões em danos materiais. A maioria deles são causados por carros. Alguns são causados por máquinas de cachorro-quente.
- Falando em banheiros… um bom banheiro pode impulsionar as vendas de um posto de gasolina. De acordo com uma pesquisa , 22,6% dos clientes que usam um banheiro relatam “frequentemente” fazer uma compra por impulso na saída.
- KFC começou em um posto de gasolina . O coronel (Harland) Sanders preparou seu primeiro prato de frango frito na década de 1930 enquanto dirigia um posto de gasolina em North Corbin, Kentucky.
Fonte: The Hustle