Dispositivos poderão ser submetidos a verificação inicial até 15 de dezembro deste ano
O Ministério da Economia aprovou, nesta segunda-feira, uma portaria com as regulamentações do uso correto de bombas de combustível. O regulamento técnico metrológico consolidado para bombas medidoras de combustíveis líquidos foi publicado no Diário Oficial da União.
A regulamentação estabelece condições mínimas, a exemplo das operações de controle para bombas, com o objetivo de impedir o uso indevido. Os equipamentos adaptados devem apresentar uma placa de identificação, além da etiqueta identificando a validade da última verificação.
Entre os requisitos, estão a padronização do volume de combustível medido e se itens como mangueira, painel, bico, eliminador de ar e gás, plano de selagem, medidor de pulser, lâmpada e dispositivos de bloqueio estão em conformidade.
+++ Fábrica brasileira da Gilbarco Veeder-Root é premiada como a melhor do mundo
A portaria vale para bombas localizadas em instalações terrestres fixas ou em instalações aquáticas flutuantes fixas e móveis utilizadas na comercialização de combustíveis líquidos.
A regulamentação não se aplica a bombas medidoras de combustíveis líquidos localizadas em instalações terrestres móveis.
Em caso de defeito, o dispositivo deve ser devolvido ao fabricante e substituído por outro original. As bombas poderão ser submetidas a verificação inicial até 15 de dezembro deste ano.
LEIA A PORTARIA NA ÍNTEGRA ?
Fecombustíveis – PORTARIA Nº 227, DE 26 DE MAIO DE 2022 – DOU 30 05 2022
+++ Gilbarco Veeder-Root oferece experiência real de posto totalmente automatizado na Agrishow 2022
+++ Cursos remotos para capacitação de técnicos da área de postos de combustíveis
+++ Bomba Prime S da Gilbarco Veeder-Root incorpora recurso antiadulteração do combustível