Operações como a descarga de um caminhão tanque, por exemplo, exigem atenção, pois há diversos perigos potenciais em torno delas. Por isso, hoje vamos falar sobre como receber combustível nos postos de forma segura.
Primeiramente, é importante lembrar que existem dois tipos de carregamento e descarga de combustíveis em caminhões tanque. A saber, o top loading e o bottom loading, cada um com suas particularidades e pontos de atenção.
Assim, no sistema top loading, o carregamento é feito pela parte de cima. Ou seja, existe a necessidade de um operador subir no tanque, abri-lo e acoplar a mangueira. Por sua vez, bottom loading é o carregamento por baixo, o que elimina a necessidade de um operador subir no caminhão.
Receber combustível com segurança: o passo a passo para descarga do caminhão-tanque
Para que um posto possa receber combustível de forma segura, as etapas do checklist são:
- isolar e sinalizar a área de estacionamento do caminhão-tanque;
- checar a documentação do combustível e capacidade do tanque;
- romper os lacres e fazer a análise do combustível;
- conectar o cabo terra;
- acoplar a mangueira;
- efetuar a descarga do combustível;
- após a descarga, verificar se o compartimento do caminhão-tanque está completamente vazio;
- desacoplar a mangueira;
- fechar as tampas;
- assinar e carimbar a nota fiscal, encerrando a entrega
Geralmente, o motorista do caminhão e um funcionário do posto trabalham em conjunto nesse recebimento, cada um com suas funções. Assim, resumimos o checklist em 9 passos:
1. Isolamento da área para receber combustível
Antes de mais nada, é preciso isolar a área e garantir que:
- sejam colocados cones e demais avisos de segurança;
- o caminhão possa ser estacionado de forma correta;
- outros veículos ou pessoas não autorizadas não tenham acesso ao caminhão e demais equipamentos de descarga;
- os compartimentos de entrada e saída do caminhão tanque estejam devidamente fechados e lacrados;
- não haja nenhuma fonte de faísca ou de elétrica por perto;
- tenha um extintor próximo, para qualquer eventualidade;
- seja feito o aterramento do caminhão;
- haja conferência dos documentos referentes ao combustível, pelo gerente ou funcionário designado pelo posto;
- seja emitido o laudo de qualidade do combustível.
Uma vez que se cumpram todos esses passos e esteja tudo ok, é possível partir para a próxima etapa.
2. Análise do espaço dos tanques
Antes que se inicie o descarregamento, é fundamental que seja verificada a capacidade do tanque. Ou seja, se há espaço suficiente para o conteúdo que virá do caminhão.
Por isso, o funcionário do posto deve apresentar ao motorista o relatório de monitoramento eletrônico dos tanques. Dessa forma, é possível ter certeza de que não haverá risco de transbordo de combustível.
A priori, os veículos que transportam combustível são abastecidos conforme o volume indicado pela seta de capacidade do tanque. Assim, ela também deve ser checada antes que o posto receba o conteúdo.
3. Abertura das válvulas
Uma vez que todas as checagens forem feitas e estiverem em conformidade com as normas, pode-se seguir adiante. Assim, o próximo passo é romper o lacre e abrir a válvula de fundo dos compartimentos do caminhão-tanque e, em seguida, os demais lacres.
Então, ocorre a abertura das válvulas tic-tac da caixa de comando. A saber, elas liberam o destravamento das bocas de visita no topo do caminhão e das válvulas botton – ou válvulas API – de cada compartimento a ser esvaziado.
3. Abertura das válvulas
Uma vez que todas as checagens forem feitas e estiverem em conformidade com as normas, pode-se seguir adiante. Assim, o próximo passo é romper o lacre e abrir a válvula de fundo dos compartimentos do caminhão-tanque e, em seguida, os demais lacres.
Então, ocorre a abertura das válvulas tic-tac da caixa de comando. A saber, elas liberam o destravamento das bocas de visita no topo do caminhão e das válvulas botton – ou válvulas API – de cada compartimento a ser esvaziado.
4. Inspeção de volumes
Ainda sobre a inspeção de volumes, a medição no sistema bottom loading leva em conta o volume armazenado em todo o sistema. Inclusive, nos dutos, conexões e na válvula de descarga em si.
Além disso, cada compartimento do tanque possui uma válvula de segurança no fundo. Sobretudo, elas impedem o escoamento do conteúdo do reservatório em caso de acidentes.
5. Análise dos dados do combustível
Em seguida, tanto o motorista quanto o funcionário do posto conferem os dados do combustível que está no reservatório do caminhão e também do tanque que receberá o produto. Dessa forma, evita-se que seja descarregado etanol em um tanque de gasolina e vice-versa.
Assim, antes que a descarga do combustível possa iniciar, a válvula é aberta manualmente, depois do acoplamento da mangueira ao adaptador. Aliás, alguns fabricantes colocam visores em válvulas, cachimbos e adaptadores, permitindo, dessa forma, o acompanhamento visual do fluxo do descarregamento.
Inclusive, faz parte dos cuidados com a operação que o motorista acompanhe a descarga e não se afaste da área.
6. Processo de descarga
Em seguida, a descarga pode ser iniciada em até dois compartimentos ao mesmo tempo. Na verdade, o sistema permite uma operação ainda maior, mas ela é desaconselhada pelas distribuidoras, para evitar erros.
Para exemplificar, no sistema bottom o descarregamento de 5 mil litros de gasolina ou etanol acontece em cerca de 5 ou 6 minutos! É bastante rápido, por isso é considerado um sistema mais eficiente, além de ser mais seguro também.
7. Esgotamento
Após a descarga, esgotado o reservatório, um balde de alumínio é colocado sob a válvula, para fazer a drenagem do tanque. De fato, é preciso todo cuidado nessa etapa, para que o combustível restante não ultrapasse o volume do balde. Além disso, a operação deve ser repetida também com a válvula instalada do outro lado do caminhão.
É importante salientar que os compartimentos de um caminhão-tanque não se destinam a apenas um tipo de combustível. Por exemplo, não se coloca apenas etanol ou gasolina em um determinado compartimento.
Assim, essa prática permite que o produto restante no tanque se misture com o que se transportará em seguida, sem causar nenhum tipo de problema.
Feito isto, a mangueira é desconectada e esvaziada dentro do tanque do posto, o qual pode ser fechado em seguida.
8. Teste de qualidade ao receber o combustível
Ademais, após encerrar o descarregamento, é preciso fazer teste de qualidade do combustível. A saber, isso precisa ser feito para comprovar os dados presentes nos laudos emitidos pela distribuidora.
Além disso, retira-se uma amostra-testemunha de cada reservatório, para ser acondicionada em recipiente próprio nas dependências do posto. Afinal, é preciso estar disponível caso haja alguma eventualidade seja necessário a consulta.
Finalização
Enfim, estamos chegando ao final da operação de recebimento de combustível em um posto. Uma vez que o descarregamento se encerrar, pode-se recolher as mangueiras e acondicioná-las no compartimento junto ao caminhão.
Além disso, é preciso assinar e carimbar a nota fiscal e o formulário de entrega, atestando o recebimento do produto. Em seguida, o motorista poderá retirar toda a sinalização de segurança colocada para isolar a área.
Com certeza, cada um dos detalhes relatados é importante para que não aconteçam erros, acidentes ou perda de produto, o que significa prejuízo para a operação.
Veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudar na transformação da sua equipe.
Todos sabemos da importância do Líder de Pista para o funcionamento diário do posto de combustível.
A grande maioria dos líderes de pista e encarregados são ex-frentistas que foram promovidos mas que NUNCA RECEBERAM nenhum ferramenta e treinamento para orientar na sua nova função.
O treinamento tem por objetivo a capacitação completa dos líderes de pista que são responsáveis pela rotina diária em pista de abastecimento em postos de combustíveis.
TREINAMENTO EM FORMATO DE AULAS DE 15 MINUTOS
Esse treinamento foi desenvolvido em um formado inovador: as aulas são gravadas em vídeo para ser acessadas pelo celular. Com isso o Líder de Pista consegue ter acesso ao material em qualquer horário e local.
Também disponibilizamos um Aplicativo de Check List para ele colocar em prática em TEMPO REAL tudo o que eles está aprendendo.
Para ajudar o Líder na troca de experiências, montamos um grupo no Whatsapp com outros alunos do curso que recebem conteúdos, dicas e informações sobre o dia a dia da revenda.
E, finalmente, os Líderes de Pista que assistem todas as aulas e forem aprovados nas avaliações online, recebem o certificado da Academia de Ensino Brasil Postos.
? Veja o vídeo animado de 15 minutos sobre os temos do curso
Vantagens para os Líderes de Pistas e Donos de Postos
- Vídeo aulas gravadas com duração de 15 minutos que podem ser acessadas em qualquer horário
- Conteúdos para impressão e avaliação online.
- Detalhamento da Rotina de Trabalho dos Líderes de Pista
- Orienta sobre a importância da aplicação de check list diário para garantir a padronização de todas as atividades.
- Aplicativo de Check list para uso diário.
- Prepara o Líder para as fiscalizações que ocorrem pelos principais órgãos como : ANP, PROCON, MTE e outros .
- Foco na importância das vendas de produtos e serviços automotivos
- Apresenta o uso adequado de EPIS e dos procedimentos de segurança do trabalho.
- Ensina o Líder sobre os procedimentos de segurança do trabalho e o uso correto dos EPI’s
Conheça o conteúdo programático do Treinamento de Líderes e Encarregados
1️⃣ Módulo 1 – Comportamento do Líder – Diferenciais de Líder de Sucesso, Funções e Comportamento Esperado do Líder de Pista
2️⃣ Módulo 2 – Operação do Posto e Segurança do Trabalho – Apresentamos as principais rotinas operacionais que fazem parte da função do Líder de Pista com ênfase nos procedimentos de segurança.
3️⃣ Módulo 3 – Check List Operacional – O Líder aprende sobre a importância da padronização e controle do trabalho através do uso de check list e tem acesso gratuito ao aplicativo de Check List Inteligente Brasil Postos .
4️⃣ Módulo 4 – Gestão de Pessoas, Equipes e Liderança – O treinamento aprofunda a importância dos colaboradores nas rotina diária de um posto e apresenta conceitos e ferramentas de recursos humanos, liderança, feedback e trabalho em equipe.
5️⃣ Módulo 5 – Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente – O Líder passa a conhecer todas as oportunidades de vendas de produtos e serviços automotivos, aprende como montar campanhas de vendas, definir metas e avaliar o desempenho individual e da equipe.
- Metodologia – Para potencializar o aprendizado dos alunos o curso é oferecido nos seguintes formatos:
a. Vídeo Aulas gravadas com duração de 15 min para ser acessadas no celular
b. Apostila online para leitura e download
d. Acesso gratuito ao Aplicativo de Check List por 30 dias
e. Avaliação Online
- Público Alvo
✅ Redes de Postos e Gestores de RH que tem como objetivo promover a capacitação técnica dos Líderes de Pista e Engarregados.
✅ Profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho em Postos de Combustíveis.
✅ Gerentes, Supervisores e Encarregados de Pista que precisam de uma ferramenta para treinar seus subordinados.
✅ Frentistas e Profissionais de Treinamento e Consultoria que buscam capacitação técnica.
- Carga Horária: 6 horas
- Certificação: Para obter o certificado é necessário assistir 100% das aulas e acertar no mínimo 80% do da avaliação final do curso. Certificação da Academia de Ensino Brasil Postos.
Este curso faz parte da TRILHA OPERACIONAL para trabalhadores em postos de combustíveis.
Trilha Operacional – Voltada para os profissionais atuam diretamente na operação ( Frentistas, Atendentes de Loja e Trocadores de Óleo ) e precisam conhecer as técnicas de trabalho para a execução das rotinas diárias.
?Conheça os outros cursos para a capacitação completa de sua equipe.
+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno
+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis
+++ Curso Online de NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
▶ Assista o vídeo e veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudá-lo na capacitação completa de todos os trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência.