Em um segmento tão competitivo como o de combustíveis, é preciso estar atento a pontos importantes para ganhar mais destaque

O setor de venda de combustíveis é muito competitivo, quem é do ramo já sabe disso muito bem. Afinal, o país dispõe de mais de 40 mil postos de abastecimento, divididos em unidades de bandeira branca e negócios de grandes companhias. Não bastasse a grande oferta de serviço, os postos ainda precisam encarar outra barreira: os combustíveis, principais produtos oferecidos, são vendidos sempre a preços muito próximos aos da concorrência.

Tudo isso para atender a cerca de 111 milhões de veículos no país em 2021, de acordo com números do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com um arredondamento matemático grosseiro, seria possível afirmar que aproximadamente metade da população brasileira tinha um automóvel em 2021. Como é possível notar, a concorrência no segmento em uma nação de dimensões continentais não é nem um pouco desprezível.

Diante do cenário em questão, os proprietários de postos de combustíveis devem estar sempre atentos a dicas fundamentais para suas unidades ganharem destaque e lucrarem mais do que os competidores. Seja com uma maior atenção destinada ao público-alvo ou diversificando os itens oferecidos, algumas estratégias ajudam a vender mais e tornar o posto de combustíveis mais lucrativo.

Atendimento ao cliente

Se o cenário apresenta algumas barreiras para o lucro, como o preço do principal produto sendo praticamente igual ao da concorrência, é preciso dedicar ainda mais esforços aos consumidores. Ainda que o valor do litro de combustível tenha muito impacto na hora de alguém abastecer, o atendimento e a forma como essa pessoa é tratada pode fazer muita diferença para a escolha do lugar. É importante instruir frentistas e demais funcionários a mostrar que o posto se importa com cada um dos clientes e tratá-los da melhor forma possível. Muitas vezes, não é preciso fazer coisas muito especiais: educação, didática e atenção à clientela já é o suficiente.

Identidade visual e organização

A forma como uma empresa se apresenta em termos visuais muitas vezes pode ser um dos diferenciais na hora de um cliente escolher por consumir determinado serviço. Por isso, um posto de combustíveis deve estar atento à sua identidade, que vai desde o logotipo utilizado no topo da estrutura da unidade até as cores das luzes do estabelecimento. Vale lembrar que o aspecto de organização e limpeza que um posto mostra a quem passa por ele também é um atrativo fundamental.

Produtos de qualidade

Nada adianta um posto apresentar uma estética organizada, bonita, mas ter o seu principal produto com uma qualidade duvidosa. Oferecer um bom combustível, com serviço bem feito, justo e de bom preço, é essencial para conquistar a confiança do freguês e fazê-lo voltar mais vezes ao estabelecimento.

Loja de conveniência

Muitas pessoas que passam em um posto para abastecer estão com fome e desejam comprar algo para comer. Por isso, oferecer uma loja de conveniência na unidade pode ser um diferencial importante na hora de contabilizar o lucro obtido no final do mês. Ainda que esse tipo de loja não seja incomum, são muitos os postos de combustível que não têm uma lojinha para vender comidas e outras guloseimas.

Programa de fidelidade

Recompensar o cliente pela preferência na hora de abastecer com brindes e outras estratégias pode ser um excelente diferencial na hora de lucrar com um posto de combustíveis. Com um programa de fidelidade eficiente, bem planejado e testado, os clientes devem voltar para abastecer outras vezes e, claro, também devem recomendar a unidade para amigos.

Licenças e regulamentações

Para que o lucro seja maior no final do mês, é importante que as despesas sejam diminuídas ao máximo. Alguns desses custos, plenamente evitáveis se o posto for bem estruturado, são licenças e regulamentações que a unidade deve seguir. Alvarás, certificados e autorizações ambientais, por exemplo, podem evitar que vistorias de órgãos reguladores apliquem multas posteriormente e tragam baixas ao caixa do negócio.

*Paula Flórido é Diretora de Marketing da Dover, empresa que oferece soluções no segmento de combustíveis.

 Sobre a Dover

A empresa atua no oferecimento de soluções para o setor de combustíveis. A companhia trabalha para disponibilizar no mercado iniciativas que compreendem produtos e serviços cuidadosamente selecionados que, em conjunto, contribuem para levar funcionalidade e conectividade aos clientes. Se o consumidor precisa de uma solução completa de pagamento, de gerenciamento de combustíveis ou está em busca de deixar o posto mais seguro e eficiente, a Dover oferece uma linha diversificada de produtos, especialmente desenvolvidos para agregar valor, muito além de necessidades comerciais básicas.

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