Quando abordamos produção própria, ou seja, o desenvolvimento de linha de produtos da sua marca, já pensamos nos desafios que esses produtos trazem para o negócio, e ao mesmo tempo das possibilidades estratégicas para o incremento dos resultados das vendas nas loja de conveniência.
A falta de controle e de conhecimento relacionados à produção e todos os aspectos que esse assunto engloba, como a elaboração de receitas, fichas técnicas, quantidades produzidas, perdas e controle das vendas, estão nas mãos da equipe, que muitas vezes não possuem habilidades para gerenciar todo esse processo.
Definir o cardápio e mix de produtos, elaborar um guia de produção de acordo com as vendas e monitorar as perdas completa e incompleto é fundamental para o resultado financeiro do seu negócio.
Para que a equipe possa entregar o que o empresário almeja, é preciso que eles saibam, antes de tudo, como executar essa produção.
Uma das ferramentas utilizadas nessas situações é um GUIA DE PRODUÇÃO, que nada mais é que uma espécie de um calendário de produção que define quais produções, quando e em que quantidade são fabricados, quais as matérias-primas necessárias e ainda analisa se a produção tem atendido às demandas dos clientes.
Este processo deve ser exposto em um local onde todos os colaboradores possam acessar e visualizar diariamente. Também deve ser atualizado constantemente e contar com a participação da própria equipe, de produção e vendas.
Abaixo uma breve descrição de planilhas que podem ser elaboradas para auxiliar no controle para esse processo:
- Calendário de produção
- Ordem de produção
- Controles de perdas
- Divisão de tarefas
- Controles de perdas
Quando implantamos um Guia de Produção, a equipe sabe informar quais produtos e quantidades programados para serem produzidos no dia, comparando com a quantidade real produzida e qualidade desse produto. Além disso, essas tabelas também permitem acompanhar a performance de cada produto na loja, anotando sobras ou faltas.
Para isso, sugerimos que sejam realizadas conversas breves com toda equipe para entender as necessidades de cada setor, apresentar qual o objetivo de vendas para o estabelecimento, principalmente, reforçar a importância da atuação de cada um nesses controles.
Também é importante apresentar para a equipe qual foi o resultado alcançado no período, para que sejam realizados ajustes necessários que possam surgir.
O Guia é uma das formas de proporcionar controle e mais assertividade, impactando diretamente no resultado do seu negócio.
Esta é uma das soluções que oferecemos aos nossos clientes, de forma a agregar resultados positivos, eficiência operacional e inovação ao segmento de lojas de conveniência.
Escrito por Juliana Furlanis –Consultora de novos negócios e projetos, formada em nutrição e pós-graduada em vigilância sanitária e controle de qualidade dos alimentos, apaixonada por operações, cursando MBA em gestão estratégica de novos negócios e mercados. Apresenta 14 anos de experiência no mercado food service, forte atuação e implantações de ferramentas operacionais e comerciais para A&, com foco nos resultados financeiros e eficiência operacional, colaboradora da Tria – Consultoria e Treinamento como gestora de novos projetos.
Colaboração: Tatiana de Queiroz Campos
Nutricionista, pós-graduada em vigilância sanitária dos alimentos e gestão de negócios, com mais de 20 anos de experiência no varejo. Gestora comercial e marketing da Tria – Consultoria e Treinamento, empresa que atua para implantação dos processos de segurança alimentar e gestão de produção e vendas para o setor de food service.
Colunista da Revista Padaria 2000, integrante do Grupo Técnico da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e da comissão de Fornecedores da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A Tria é uma empresa de consultoria e treinamento para os negócios em alimentação. Atendemos projetos de segurança dos alimentos e gestão de produção e vendas, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento dos nossos clientes.
Atuando na Gestão de Produção e vendas auxiliamos na melhoria da lucratividade do negócio de alimentação, por meio da implantação de ferramentas que contribuem para excelência operacional do estabelecimento, implantando processos para otimização do fluxo de produção, elaboração de cardápios atrativos e rentáveis, padronização de produtos, elaboração de fichas técnicas, controle de estoque e gerenciamento das vendas.
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