Redes de Postos já começam a ver oportunidades neste setor no Brasil
Empresas começaram a ver oportunidades para lucrar com recarga de carros elétricos em postos de combustíveis.
O objetivo é oferecer recarga rápida ou ultrarrápida para quem tem um carro elétrico. Em geral, é possível recarregar em cerca de 20 minutos.
A Shell prevê instalar 35 eletropostos no Brasil até o final de 2023. Outra grande marca, a Petrobras quer criar pelo menos 70 pontos de recarga de carros elétricos até o fim do ano que vem.
No caso da Petrobras, a novidade chegou em julho deste ano. A Vibra, licenciada da marca, inaugurou o primeiro eletroposto. No local, existem três pontos de recarga. Segundo a empresa, os plugues possuem padrões CCS-2, CHAdeMO (abreviatura de “CHArge de MOve”, equivalente a “Movimento de Carga”) e conector Tipo 2. Já a potência máxima de saída é de 150 kW em corrente contínua ou 45 kW em corrente alternada.
A princípio, os clientes podem fazer a recarga de forma gratuita. Já os clientes cadastrados no programa Premmia ainda acumulam dez vezes mais pontos. O objetivo da empresa é ligar sete estados brasileiros, cobrindo Sul e Sudeste. Segundo a Vibra, os eletropostos também chegarão a Brasília.
“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários se deu porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”, afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra, em nota.
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Postos elétricos cobram pela recarga de carro?
Ainda não há um modelo de monetização da recarga de carros elétricos no Brasil. Entretanto, a possibilidade não está descartada. Neste ano, as primeiras empresas já começaram a cobrar pelo serviço. Por exemplo, a Shell cobra uma tarifa de R$ 1,90 por kWh em um posto de São Paulo.
Com o nome de Shell Recharge, o eletroposto oferece uma recarga de até 35 minutos para carros elétricos.
Para cobrar, o posto usa o aplicativo da Tupinambá. Além disso, a Tupinambá também opera uma rede própria e possui 150 pontos de carregamento. Destas unidades, a metade já cobra pela recarga.
Por outro lado, os postos podem optar por não cobrar a recarga e fidelizar o cliente na conveniência. Nos Estados Unidos, por exemplo, o faturamento com estas lojas acaba sendo maior do que com o abastecimento.
Fonte: https://mobilidade.estadao.com.br/
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Carros elétricos x carros a gasolina: Veja qual é mais econômico na hora de “encher o tanque”
É inegável que os carros elétricos são o futuro da indústria automotiva. Além de serem extremamente mais sustentáveis, os veículos movidos a energia elétrica são uma alternativa a longo prazo de transporte livre de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.
Durante o mês de março, com o reajuste no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras , muitos setores da economia, como o de transportes e logística, foram diretamente afetados pelo aumento significativo de seus custos operacionais.
A gasolina, inclusive, é uma das grandes protagonistas nas discussões sobre os benefícios da aquisição de um veículo elétrico – que ainda exige dos condutores um alto investimento.
De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o kWh no Estado de São Paulo custa em torno de R$ 0,92. O que significa que os diferentes modelos teriam os seguintes custos de carregamento:
Modelo
|
Capacidade | Custo total |
Tesla Model 3 | 50 kWh | R$ 46,00 |
Volvo C40 | 75 kWh | R$ 69,00 |
Enquanto o modelo da Tesla promete até 430 km de autonomia, o Volvo C40 entrega uma performance de até 444 km com a bateria em 100%. O que representa o seguinte custo por quilômetro:
Modelo | Gasto por km | Custo por km |
Tesla Model 3 | 8,6 km/kWh | R$ 0,11 |
Volvo C40 | 5,92 km/kWh | R$ 0,15 |
O Chevrolet Onix Plus 1.0, considerado um dos carros mais econômicos do país, possui um tanque com capacidade de 44 l. Levando em consideração o preço da gasolina no estado de São Paulo (cerca de R$ 8,49), de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), encher o tanque de um desses veículos pode chegar a R$ 373,56.
Modelo | Gasto por km | Custo por km | |
Cidade | Onix Plus 1.0 | 14,3 km/l | 0,59 |
Estrada | 17,7 km/l | 0,48 |
Comparando o custo dos três automóveis, o carro elétrico pode chegar a ser até cinco vezes mais econômico que um movido a gasolina. O que representa uma quantia significativa dispensada em combustível no final do mês.
Apesar dos carros elétricos ainda terem preços de venda muito acima dos carros populares e poucos postos de carregamento espalhados pelo país, estima-se que o setor crescerá exponencialmente nos próximos anos e que os eletrificados se tornem mais acessíveis dentro dos próximos 15 anos.
Mas e aí? Já pensou em gastar menos de R$ 50 para “encher o tanque”? Parece um grande negócio, mas como o dono do posto vai monetizar uma operação demora e extremamente cara?
E quando nossas reservas hídricas estiverem com baixo volume? Vai haver racionamento de energia para abastecimento dos carros elétricos?
Ainda existe muita especulação, mas uma coisa é certa: as mudanças virão e ninguém sabe responder ao certo: qual será o futuro dos postos de combustíveis?