Redes de Postos já começam a ver oportunidades neste setor no Brasil

Empresas começaram a ver oportunidades para lucrar com recarga de carros elétricos em postos de combustíveis. 

O objetivo é oferecer recarga rápida ou ultrarrápida para quem tem um carro elétrico. Em geral, é possível recarregar em cerca de 20 minutos.

Espaço em SP oferece vaga com recarga para carro elétrico - Jornal do Carro - Estadão

A Shell prevê instalar 35 eletropostos no Brasil até o final de 2023. Outra grande marca, a Petrobras quer criar pelo menos 70 pontos de recarga de carros elétricos até o fim do ano que vem.

No caso da Petrobras, a novidade chegou em julho deste ano. A Vibra, licenciada da marca, inaugurou o primeiro eletroposto. No local, existem três pontos de recarga. Segundo a empresa, os plugues possuem padrões CCS-2, CHAdeMO (abreviatura de “CHArge de MOve”, equivalente a “Movimento de Carga”) e conector Tipo 2. Já a potência máxima de saída é de 150 kW em corrente contínua ou 45 kW em corrente alternada.

O ponto de recarga foi instalado no posto Petrobras Arco-Íris, que fica na cidade de Roseira, em São Paulo, na Via Dutra. Assim, quem possui um carro elétrico terá essa facilidade para chegar ao Rio de Janeiro.

A princípio, os clientes podem fazer a recarga de forma gratuita. Já os clientes cadastrados no programa Premmia ainda acumulam dez vezes mais pontos. O objetivo da empresa é ligar sete estados brasileiros, cobrindo Sul e Sudeste. Segundo a Vibra, os eletropostos também chegarão a Brasília.

“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários se deu porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”, afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra, em nota.

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Postos elétricos cobram pela recarga de carro?

Ainda não há um modelo de monetização da recarga de carros elétricos no Brasil. Entretanto, a possibilidade não está descartada. Neste ano, as primeiras empresas já começaram a cobrar pelo serviço. Por exemplo, a Shell cobra uma tarifa de R$ 1,90 por kWh em um posto de São Paulo.

Com o nome de Shell Recharge, o eletroposto oferece uma recarga de até 35 minutos para carros elétricos.

Para cobrar, o posto usa o aplicativo da Tupinambá. Além disso, a Tupinambá também opera uma rede própria e possui 150 pontos de carregamento. Destas unidades, a metade já cobra pela recarga.

Apesar de não ser uma prática tão comum, cobrar pela recarga de carro elétrico tem base legal. Em 19 de junho de 2018, a resolução nº 819 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou essa cobrança. Empresas e estabelecimentos privados podem cobrar para que as pessoas carreguem os carros elétricos.

Por outro lado, os postos podem optar por não cobrar a recarga e fidelizar o cliente na conveniência. Nos Estados Unidos, por exemplo, o faturamento com estas lojas acaba sendo maior do que com o abastecimento.

Fonte: https://mobilidade.estadao.com.br/

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Carros elétricos x carros a gasolina: Veja qual é mais econômico na hora de “encher o tanque”

É inegável que os carros elétricos são o futuro da indústria automotiva. Além de serem extremamente mais sustentáveis, os veículos movidos a energia elétrica são uma alternativa a longo prazo de transporte livre de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.

Durante o mês de março, com o reajuste no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras , muitos setores da economia, como o de transportes e logística, foram diretamente afetados pelo aumento significativo de seus custos operacionais.

gasolina, inclusive, é uma das grandes protagonistas nas discussões sobre os benefícios da aquisição de um veículo elétrico – que ainda exige dos condutores um alto investimento.

Mas, afinal, qual o valor desembolsado por um motorista para “encher o tanque” de seu carro elétrico no Brasil?

O Money Times calculou os gastos de carregamento dos veículos elétricos com base em dois automóveis dessa categoria: Tesla Model 3, um sedã médio com bateria de 50 kWh e autonomia de 430 km, e o novo Volvo C40 Pure Recharge, SUV que conta com um armazenamento de 75 kWh e autonomia de até 444 km.

De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o kWh no Estado de São Paulo custa em torno de R$ 0,92. O que significa que os diferentes modelos teriam os seguintes custos de carregamento:

Modelo

Capacidade Custo total
Tesla Model 3

50 kWh R$ 46,00
Volvo C40 75 kWh R$ 69,00

 

Enquanto o modelo da Tesla promete até 430 km de autonomia, o Volvo C40 entrega uma performance de até 444 km com a bateria em 100%. O que representa o seguinte custo por quilômetro:

Modelo

Gasto por km Custo por km
Tesla Model 3 8,6 km/kWh R$ 0,11
Volvo C40 5,92 km/kWh R$ 0,15

 

Chevrolet Onix Plus 1.0, considerado um dos carros mais econômicos do país, possui um tanque com capacidade de 44 l. Levando em consideração o preço da gasolina no estado de São Paulo (cerca de R$ 8,49), de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), encher o tanque de um desses veículos pode chegar a R$ 373,56.

Esse mesmo modelo tem capacidade para rodar até 14,3 km/l na cidade e até 17,7 km/l na estrada, o que representa um custo de:
Modelo Gasto por km Custo por km
Cidade Onix Plus 1.0 14,3 km/l

0,59
Estrada 17,7 km/l 0,48

 

Comparando o custo dos três automóveis, o carro elétrico pode chegar a ser até cinco vezes mais econômico que um movido a gasolina. O que representa uma quantia significativa dispensada em combustível no final do mês.

Apesar dos carros elétricos ainda terem preços de venda muito acima dos carros populares e poucos postos de carregamento espalhados pelo país, estima-se que o setor crescerá exponencialmente nos próximos anos e que os eletrificados se tornem mais acessíveis dentro dos próximos 15 anos.

Mas e aí? Já pensou em gastar menos de R$ 50 para “encher o tanque”? Parece um grande negócio, mas como o dono do posto vai monetizar uma operação demora e extremamente cara?

E quando nossas reservas hídricas estiverem com baixo volume? Vai haver racionamento de energia para abastecimento dos carros elétricos?

Ainda existe muita especulação, mas uma coisa é certa: as mudanças virão e ninguém sabe responder ao certo: qual será o futuro dos postos de combustíveis?

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