Orientações para cadastramento e Livro de Movimentação de CombustíveisAs revendas varejistas que comercializavam o diesel S-50 tiveram seu cadastro automaticamente atualizado pela ANP para comercializar o S-10, novo óleo diesel de baixo teor de enxofre disponível no mercado nacional desde 1º de janeiro de 2013, conforme determina a Resolução ANP no 65/2011. Somente as revendas que não trabalhavam com o S-50 devem atualizar sua ficha cadastral junto à ANP para vender o novo produto.

A Portaria ANP nº 26, de 16/11/92, que institui o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), prevê, na instrução normativa anexa (item VII, subitem 1), que cada produto comercializado pelo revendedor e sua respectiva movimentação constem de folha própria. Assim, um mesmo LMC pode conter a movimentação dos produtos comercializados no estabelecimento de revenda varejista, desde que em folhas distintas, o que se também aplica ao diesel S-10.

Não há, no entanto, proibição para que o revendedor utilize um LMC para cada produto que comercialize, até porque, nesse caso, as folhas estarão destinadas a um mesmo produto. O importante é que, em ambos os casos, os registros lançados reflitam fielmente a sua movimentação diária. Além disso, o revendedor deve informar no campo 13 (observações) do LMC o estoque de diesel S-50 disponível nos tanques do estabelecimento quando estes equipamentos receberem o diesel S-10.

Fonte: ANP

Artigo anteriorVocê sabe o que é insalubridade e periculosidade?
Próximo artigoAdesivos do etanol e do diesel são alterados
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here