Manter uma equipe de gerentes de postos e líderes de pista engajada e comprometida com a empresa e os resultados é menos complicado do que parece, mas é uma tarefa que requer treinamento e capacitação constante. 

Os gestores do posto – gerentes e líderes de pista  – exercem funções essencais e são diretamente responsáveis pelo sucesso da operação. Trabalhar com gestores despreparados, sem qualificação e a formação necessária é um risco desnecessário e que pode implicar em consequencias desastrosas para a revenda de combustíveis.

Gestores que não planejam sua rotina diária, não traçam metas, não possuem habilidade interpessoal e não exercem a liderança humanizada apresentam péssimos resultados como: alta rotatividade  de colaboradores ( turn over ) , baixo rendimento de vendas e péssimo atendimento para os clientes.

Líderes de pista que não sabem planejar e coordenar as atividades diárias têm sob o seu comando frenstistas sobrecarregados e desmotivados.

Redes de postos que não tem padronização das rotinas operacionas aumentam seus custos com retrabalho, descentralização das compras e correm o risco de serem autuadas nas inúmeras fiscalizações que ocorrem diariamente.

E, finalmente, gerentes que não definem metas e passam o dia inteiro “apagando incêndios”, trabalham muito, não tem vida pessoal e não são reconhecidos pelos resultados ocasionando baixo rendimento, desmotivação e demissão.

Se você é um revendedor, gestor de recursos humanos, supervisor ou gestor de postos de combustíveis e identificou que sua equipe sofre de um ou vários dos sintomas acima não espere muito tempo para investir no treinamento e capacitação do seu time de líderes, pois é somente com pessoas preparadas, motivadas e engajadas que sua empresa poderá atingir o sucesso.

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Contrate o Treinamento Presencial – Potencializando Líderes e Gerentes com Renato da Silveira

Neste treinamento presencial apresento os principais conceitos de planejamento, liderança de equipes, vendas e promoçoes e padronização operacional.

Ao final do treinamento  os participantes estarão aptos a definir metas elaborando um planejamento específico para sua unidade com vistas na melhoria dos seus processos de liderança, vendas e padronização das rotinas diárias em busca dos resultados propostos pela empresa.

Conheça o que é trabalhado no Treinamento Presencial Potencializando Líderes e Gerentes com Renato da Silveira

1️⃣ Planejamento – A rotina de um posto é muito dinâmica e, se não for planejada, gera muita perda de tempo e de foco na obtenção dos resultados, em razão de interrupções constantes por parte de funcionários que não possuem autonomia para resolver situações e conflitos diários bem como por parte de clientes que esperam uma atenção direta do gerente.

O processo de planejamento é fundamental para as revendas de combustíveis que atuam em ambientes de elevada competição, uma vez que nos ajuda a:

  • Reter nossos clientes atuais;
  • Lidar com os fornecedores;
  • Combater os concorrentes;
  • Atingir as metas de vendas;
  • Garantir a atração de talentos capazes de entregar os resultados desejáveis;

✅ Ensinaremos os gestores a fazer a análise do ambiente (interno e externo) e a definição das metas e caminhos para atingí-las. Mostraremos como distribuir e organizar os recursos (tempo, pessoas, dinheiros, equipamentos etc.) e distribuir e organizar responsabilidades por toda rede de postos, seja ela pequena ou grande. 

2️⃣ Liderança de Equipes – Os gestores devem ter a capacidade de inspirar pessoas a agir, alcançar objetivos e alavancar resultados. A função do gestor, responsável por integrar todos os colaboradores tem exatamente este desafio: orientar os esforços individuais de cada pessoa que faz parte da rede de postos a um propósito comum.

Um gestor com foco na liderança humanizada obtém resultados muito positivos junto com a sua equipe como: 

  • Inspirar pessoas a agir, alcançar objetivos e alavancar resultados;
  • Orientar os esforços individuais de cada pessoa que faz parte da rede de postos a um propósito comum;
  • Identificar pontos fortes das pessoas, assim como os que precisam ser desenvolvidos, tanto para a carreira de cada um, quanto para o que o negócio exige;
  •  Iinspirar os colaboradores a realizar o seu trabalho da melhor forma possível, maximizando seus resultados;

✅ Apresentaremos os principais conceitos de liderança humanizada com foco gestão centrada nas pessoas e busca da participação da equipe no atingimento dos resultados da empresa.

3️⃣ Vendas e Promoções – Uma empresa que não vende, morre! Por maiores que sejam, empresas líderes do seu segmento como: Coca Cola, Nike, Apple, etc. se ficarem sem vendas com certeza deixarão de existir a exemplo da Kodak, Mesbla e várias outras.

Os gestores de postos de combustíveis devem estar preparados para: 

  • Analisar os relatórios de vendas para definir quais produtos têm maior margem de contribuição e devem ser promocionados;
  • Planejar campanhas e promoções de vendas com base nas datas promocionais do varejo, na necessidade de caixa e na meta de giro da mercadoria;
  • Treinar e engajar as equipes durante a período promocional;
  • Acompanhar o desempenho individual e ajudar os que estão abaixo das metas;
  • Valorizar e reconhecer os que se destacam;

✅ Neste tópico enfatizaremos a importância das vendas de produtos e serviços automotivos e como os gestores devem estimular e cobrar bons resultados de seus colaboradores através do exemplo e da execução de campanhas de vendas.

4️⃣ Padronização Operacional – Todos os grande players do varejos têm sucesso baseado na sua capacidade de padronizar suas operações. Se entrarmos no Walmart, Mc Donalds, Boticário entre outras redes varejistas vamos perceber que todas em algo em comum: a padronização do atendimento, do ponto de vendas, dos serviços e produtos oferecidos entre outros aspectos.

Um gestor que não criar padrões e rotinas operacionais está sujeito a problemas como retrabalho, falta de foco, baixo rendimento e riscos de segurança do trabalho e meio ambiente.

As vantagens da padronização operacional são:

  • Garantir a correta utilização dos equipamentos da pista, como bombas de combustíveis e mangueiras, evitando prejuízos financeiros e riscos à saúde dos funcionários além de problemas com os órgãos regulatórios.
  • Assegurar o atendimento aos procedimentos de segurança para o abastecimento adequado dos veículos e a integridade das pessoas, reduzindo os riscos de acidentes para colaboradores e clientes.
  • Auumentar o controle das atividades e  reduzindo o tempo de execução das rotinas diárias.

✅ Durante o treinamento os líderes e gestores serão apresentados as principais rotinas operacionais de uma rede de postos e serão estimulados a desenvolverem e utilizarem ferramentas como check list para a padronização das atividades.

Diferenciais do Treinamento Treinamento Presencial – Potencializando Líderes e Gerentes com Renato da Silveira

Foi desenvolvido a partir das necessidades específicas para o Treinamento de Gestores de Redes de Postos que buscam um evento presencial, dinâmico e com a participação dos integrantes.

O treinamento é formatado após uma visita detalhada às unidades das redes de postos e de uma entrevista de alinhamento com os responsáveis pela capacitação dos colaboradores da empresa. Com isso é possível adequar o treinamento para necessidades específicas como aumento de vendas, retenção de colaboradores, avaliação de desempenho entre outros pontos de melhorias.

Após o treinamento que dura 3 horas os participantes receberam acesso online para continuar o aprendizado, realizar uma prova online e, se atingir o resultado esperado,  imprimir seu certificado.

Qualidade e Certificação Brasil Postos – Quem atua no segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência sabe que a Certificação do Portal Brasil Postos é um diferencial muito forte em relação a outros cursos e instituições que oferecem cursos apenas teóricos, sem a ligação e aproveitamento de imediato na prática do dia a dia. A marca Brasil Postos representa toda a credibilidade e confiança de quem é líder no mercado com mais de 12 anos de atuação.

▶ Carga Horária do Evento: 3 horas + visita técnica nas unidades + entrevista com os gestores + Avaliação de Desempenho Online.

▶ Para quem se destina o curso: Redes de Postos que desejam melhorar a qualificação técnica da sua equipe gerencial.

✔ Gerentes que procuram ou necessitam de formação e/ou atualização técnica.

✔ Líderes de Pista e Subgerentes que estão sendo preparados para assumir gerência dos postos.

✔ Profissionais que atuam nos departamentos de recursos humanos  em redes de postos que necessitam de ferramentas para capacitação dos colaboradores em nível gerencial.

Palestrante: Renato da Silveira – Fundou em 2007 o Portal e Academia Brasil Postos que é voltado para o ecossistema de postos de combustíveis e lojas de conveniência, apoiando revendedores através da primeira academia de ensino aberta Brasil e E-commerce do segmento.

Portal de notícias que possui cerca de 100.000 acessos por mês tornando-se referência para o mercado de combustíveis e loja de conveniência no país.

Graduações & Certificações  

•    Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997

•    MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa

•    Especialização em Publicidade na ESPM

•    Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas

Foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias On Line para o Segmento.

Inovando mais uma vez no ano de 2020 criou os primeiros programas de mentoria para o Segmento, destacando-se com o Visão 360° com foco na sustentação e crescimento da revenda e Mudança em Ação voltado para loja de conveniência.

Dedica seu tempo em desenvolver ferramentas que melhorem a capacitação de todos os processos de capacitação e gestão de postos e lojas de conveniência. Com mais de 30.000 horas de prática e conhecimento, dedicando os últimos 15 anos para democratizar a informação e conhecimento, com a missão de transformar a realidade de revendedores e colaboradores.

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