Nesta semana fomos surpreendidos com uma notícia sobre a morte de um frentista que estava medindo o volume do tanque e atendeu o celular o que teria causado a explosão.

O incêndio teria sido causado pelo celular do funcionário do posto. 

De acordo com a Polícia Militar, o funcionário de um posto de combustíveis do centro de Piedade fazia a aferição em um dos tanques quando seu celular tocou e o fogo se propagou pelo seu corpo.

Conforme relatos de testemunhas, imediatamente houve uma explosão, labaredas subiram pelo corpo do homem, que teve queimaduras generalizadas.

Com base nessa notícia que pegou muitos frentistas, gerentes e revendedores de surpresa, a Brasil Postos fez uma pesquisa para ajudar na compreensão de quais são os principais riscos de explosão que os funcionários de postos estão sujeitos, com exceção das explosões que podem ocorrer durante o abastecimento com GNV.

Curso Online de NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Usar celular em postos de gasolina pode causar explosão?

Sempre nos deparamos com anúncios que sinalizam a proibição do uso de celular em postos de gasolina, com o intuito de informar o perigo de utilizar o celular, pois sempre foi conhecido como uma das várias fontes de ignição existentes.

O que são fontes de ignição?

As fontes de ignição concedem temperaturas necessárias para gerar o processo de combustão na maiorias das substâncias inflamáveis conhecidas.

A proibição do uso de celulares, se dá especialmente pelo fato da alta circulação de gases inflamáveis.

Podemos detectar esses gases pelo odor de combustível, comuns nos postos de gasolina.

Os celulares são capazes de causar explosão no posto?

Mas será mesmo que celulares são capazes de causar uma explosão? Fizemos algumas pesquisas e veja só!

Segundo o artigo da Techmundo:


“Um estudo realizado entre 1994 e 2005, em diversas partes do mundo, analisou incêndios em 243 postos de gasolina. Nenhum deles foi provocado pelo uso de celular. Porém, o medo de que a radiação eletromagnética sirva como um gatilho e induza algum tipo de corrente existe, ao menos na teoria. Para que aconteça um incêndio, é preciso que a força de uma bateria seja capaz de criar uma chama ou uma faísca, algo que os componentes de baixa voltagem de um smartphone dificilmente vão conseguir fazer.”


Já o artigo da Superinteressante relata:

“Trata-se de uma lenda urbana clássica, derrubada até pelos caçadores de mitos Jamie Hyneman e Adam Savage, da série Mythbusters. Jamais foi registrado em todo o mundo um só acidente desse tipo.”


Em contrapartida, o artigo da Companytech comenta sobre a lenda derrubada pelos caçadores de mitos, dizendo:

“Claro que nem todas as variáveis possíveis foram analisadas por eles. Um posto de gasolina têm muitos vapores de combustível, que ficam todos acumulados perto do teto. O caminhão-tanque é alto, e o frentista estava com seu celular perto do teto do posto, situação que não foi coberta exatamente dessa maneira pelo programa de TV.”

Este acidente relatado no artigo da Companytech ocorreu no dia 19 de novembro 2007, em São Paulo, envolvendo um celular e um caminhão-tanque. Por volta das 2h30 da manhã, o frentista sobe no caminhão e usa seu celular para iluminar a boca do tanque, logo depois ocorre uma grande explosão.

Não se sabe qual foi o verdadeiro motivo, existe a possibilidade de que ao tirar o celular do bolso, criou-se uma energia eletrostática que pode ter provocado a combustão, pois o espaço entre o frentista e o teto era pequeno, formando uma nuvem de gases. O frentista morreu três dias após o acidente.

Este acidente relatado no artigo da Companytech ocorreu no dia 19 de novembro 2007, em São Paulo, envolvendo um celular e um caminhão-tanque. Por volta das 2h30 da manhã, o frentista sobe no caminhão e usa seu celular para iluminar a boca do tanque, logo depois ocorre uma grande explosão.

Não se sabe qual foi o verdadeiro motivo, existe a possibilidade de que ao tirar o celular do bolso, criou-se uma energia eletrostática que pode ter provocado a combustão, pois o espaço entre o frentista e o teto era pequeno, formando uma nuvem de gases. O frentista morreu três dias após o acidente.

Confira abaixo o vídeo do acidente:

De acordo com o físico Claudio Furukawa do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, os postos não recomendam o uso de aparelhos eletrônicos porque todo material elétrico é capaz de criar uma faísca. Mas, para isso, o celular teria de explodir, por exemplo. Se ele estiver em perfeito estado de conservação, não haverá problema.

Mas em caso de dúvida, tenha atenção redobrada ao usar o celular em posto de gasolina na hora do abastecimento, tanto o cliente quanto o funcionário do estabelecimento, siga as recomendações de segurança que podem prevenir futuros acidentes. Melhor prevenir, não acha?

ATENÇÃO DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA DE TANQUE E MANUTENÇÃO

Não é apenas o uso do celular que pode causar acidentes em postos de combustíveis.

Procedimentos e rotinas diárias do posto também podem gerar explosões e vazamentos.

Veja este caso em que o incidente aconteceu com três funcionários terceirizados que trabalhavam na limpeza de um tanque de etanol, que fica enterrado abaixo das bombas. Um dos funcionários estava dentro do tanque no momento da explosão e foi arremessado para fora, atingindo a estrutura metálica superior do posto. Ele morreu na hora.Os outros dois funcionários, que estavam próximos ao tanque, foram queimados e socorridos pelos Bombeiros e Samu.

Bomba elétrica pode ter motivado explosão

Conforme o perito criminal e coordenador regional do IGP, Airton Kramer, o uso de uma bomba elétrica para drenar um resto de combustível e a falta de um detector de gases foram fatores que contribuíram para a explosão que houve.

Para Kramer, o ideal seria usar uma bomba mecânica ou automática. Além disso, a perícia apontou que a bomba elétrica usada era antiga e tinha remendos no cabo.

O coordenador regional do IGP informou, ainda, que a perícia constatou que a empresa terceirizada para realizar o serviço não tinha equipamento adequado para detectar gases.

Veja o vídeo

Explosão mata Mecânico de Manutenção em Reparo de Tanque. Atenção Vídeo com cenas fortes

Em outro caso um homem também morrei quando estava fazendo um reparo num tanque de combustíveis em Recife

O funcionário terceirizado foi arremessado por cerca de dez metros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava fazendo a limpeza de um tanque de gasolina desativado quando o aparelho de corte, uma lixadeira, entrou em contato com os gases que ainda estavam no reservatório de combustível.

O equipamento de metal produz faíscas, o que teria provocado a explosão. O trabalhador era mecânico de bomba e, segundo um amigo e colega de profissão, ele sabia que a função era perigosa. De acordo com a brigada, o homem teve traumatismo craniano, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele não usava equipamentos de proteção.

Outros casos 

Em 2014, uma explosão em um posto de combustíveis no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, deixou cinco carros, três motos e um caminhão-tanque carbonizados. Outros quatro automóveis, duas bombas de abastecimento e o teto do estabelecimento também foram danificados pelo fogo.

À época, a suspeita é que as chamas tenham se alastrado após um vazamento no caminhão-tanque. Testemunhas contaram que a explosão ocorreu depois que um piloto deu partida em uma moto, e uma faísca teria provocado a combustão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Fique Atento : É importante destacar que sempre que houver manutenção dos equipamentos de pista próximos aos tanques de combustíveis o serviço deverá ser realizado por profissionais especializados que tenham preparo para trabalhar em áreas de risco ( com gases que possam causar explosões ) e que utilizem os equipamentos de proteção.

Sua equipe já está treinada para este tipo de situação? Conheça os cursos de segurança do trabalho da Academia de Ensino Brasil Postos.

?Conheça os outros cursos para a capacitação completa de sua equipe.

+++ Curso Online – Frentista de Alta Performance

+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis

+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno

+++ Curso Online – Venda de Óleo Lubrificante

▶ Assista o vídeo e veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudá-lo na capacitação completa de todos os trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Artigo anteriorVocê conhece o Teste da Proveta ? Assista ao vídeo e entenda.
Próximo artigoLOJA DE CONVENIÊNCIA – Curso para atendentes com foco técnico e comportamental
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here