Com 6% ou 7% de biodiesel no óleo diesel, drenagem deve ser mais frequente.

 A mistura do biodiesel requer cuidados com o tanque e o filtro do posto

Desde o dia 1º de julho de 2014, o diesel vendido nos postos tem uma mistura obrigatória de 6% de biodiesel. Em novembro, o percentual passará para 7%. O fato é que o biodiesel é um produto altamente contaminável. A partir do momento que é aumentado o ‘alimento’ para as bactérias, com a adição de biodiesel e diminuição do teor de enxofre, que seria o veneno, o cenário é de aumento drástico das bactérias. Essas colônias provocam o entupimento e a redução da vida útil dos filtros e tanques.

Por ser um produto altamente contaminável e que tem a umidade como maior inimiga, o biodiesel exige do posto uma maior atenção no manuseio (transferência) e na manutenção (armazenagem) que o dispensado apenas ao óleo mineral (diesel sem mistura), uma vez que o produto apresenta maior higroscopicidade (propensão a absorver água) e biodegradabilidade (degradação por ação de micro-organismos).

É preciso entender que o tanque, depois de enterrado, apesar de nivelado, pode inclinar para um dos lados, mesmo que minimamente. Se a inclinação ocorrer para o lado em cuja extremidade fica a boca de descarga do combustível, onde é colocada a vara de medição e é engatada a mangueira para a descarrega do combustível, o problema será menor já que é possível fazer a drenagem frequente do local. A situação se complica se o compartimento estiver inclinado para o outro lado, o da boca de visitação. É deste ponto que a válvula extratora puxa o combustível de dentro do tanque para a bomba. Como o acesso por este dispositivo é mais difícil e em muitos casos exige a presença de um técnico instalador, uma possível deposição de borra é imperceptível até que o volume do dejeto seja capaz de entupir peças do sistema, como é o caso do medidor.

Dicas e orientações para aumentar a vida útil de seus equipamentos 

Drenagem

1.     Drenagem Semanal com Bomba de Dreno

O revendedor deve realizar a drenagem semanal de tanques utilizando bomba de drenagem retirando a água do fundo dos tanques. A frequência pode ser determinada pela quantidade de agua retirada. 

Bomba de Dreno

2-    Peridiciocidade de Drenagem dos Tanques e Reservatórios dos filtros

Evite a auto contaminação do produto parado ou em repouso nos reservatórios e tanques dos filtros por longos períodos. A recomendação é que o revendedor reduza a periodicidade com que faz a drenagem do tanque e a limpeza da boca de visitação. Constatada a presença de borra, é preciso contratar empresas especializadas que façam a limpeza do tanque. Embora simples, o processo pode levar até cinco horas por tanque. 

Tanque

3- Utilize Papéis Filtrantes Especiais no Filtro Prensa.

Utilizar elementos filtrantes nos filtros prensa com atenção especial para o período de troca.

Compre agora. 

Filtro

4 – Atenção Especial aos Elementos Filtrantes nos Filtros Foquetinhos / Desidratadores

Nos filtros desidratadores a função de sucção do tanque subterrâneo é realizada pela bomba abastecedora. Se o meio filtrante estiver saturado poderá ocasionar prejuízo na capacidade de sucção da bomba aumentando o consumo de energia e reduzindo a vazão final da bomba abastecedora.

 Elemento Filtrante

Compre agora

Artigo anteriorTendência – 'Posto feminino' vira atração em Praia Grande e só trabalha com mulheres
Próximo artigoANP obriga novo adesivo para a revenda
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here