Ele foi inaugurado em 1929 e trazia a “bandeira” da Anglo-Mexican Petroleum, nome da petrolífera na época

O perfil “São Paulo Antiga” no Twitter acaba de postar essas duas fotos do mais antigo posto de combustíveis da Capital Paulista ainda em funcionamento.

Inaugurado em 1929, a pequena construção em estilo neocolonial hispano-americano, na época tinha tamanho adequado para a quantidade de automóveis existentes no país.

Tombado pelo Patrimônio Histórico Paulistano desde 2015, o Posto Aclimação fica localizado no número 11 da avenida de mesmo nome.

Nos chamou a atenção a moldura artística em azulejos no alto da fachada, que identifica a “bandeira” do posto de combustíveis na época de sua inauguração:  a logomarca da concha acompanhada da inscrição “Anglo-Mexican Petroleum Company Limited”. Isso mesmo! O nome grande e pomposo era então a designação da Shell no Brasil, responsável pela construção desse e diversos outros postos de combustíveis pelo país.

No detalhe dessa foto a ilustração tirada de uma propaganda de época da Shell que publicamos abaixo. Note que a estética do posto é idêntica, exceto pelos toldos transparentes, mais modernos

A Shell no Brasil

A Anglo-Mexican Petroleum Company Limited se instalou no Brasil em 1913, com sede na Rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro. Contava com apenas seis funcionários. Embora em expansão, a indústria automobilística ainda engatinhava.

Por isso, seus principais produtos eram o Kerosene Aurora e os óleos combustíveis para a indústria. Depois, em menor volume, vinham os produtos automotivos: a Gasolina Energina (a primeira a ser vendida no Brasil), óleo diesel e lubrificantes.

Antes dos postos, a distribuição de combustível era feita de carroça puxada por burros

Todos os produtos comercializados aqui eram produzidos pela companhia de petróleo El Aguila, no México. Daí o nome da empresa. Inicialmente a distribuição era feita por carroças puxadas por burros. Os primeiros postos de combustível com a marca da concha começaram a surgir na segunda metade da década seguinte, com bombas ainda movidas a manivela.

Na mesma época a Shell se tornou líder na distribuição de combustível de aviação e sua sede foi transferida para a Praça XV, também no Centro do Rio, onde permaneceu por 30 anos.

A logomarca da concha

A Shell tem suas origens na Inglaterra, quando em 1833 um empresário chamado Marcus Samuel passou a vender conchas que eram coletadas no Mar Cáspio — na região entre Europa e Ásia, que depois viria a se tornar a União Soviética — a colecionadores de Londres. Aproveitando sua experiência em importação, Samuel viu a oportunidade de trazer querosene de iluminação da mesma região.

Em 1907 nascia a Royal Dutch Shell, adotando a concha como logomarca, hoje uma das mais conhecidas do mundo.

Fonte: https://www.maxicar.com.br/2

Clique para começar a se tornar um especialista em marketing para postos de combustíveis

+++ LEIA TAMBÉM: Ipiranga e Estácio oferecem curso de Graduação Tecnológica para gerentes de postos

Artigo anteriorTER UMA MARCA PRÓPRIA DE LUBRIFICANTES É MAIS FÁCIL DO QUE VOCE IMAGINA.
Próximo artigoO marketing “Bomba” da Vibra que explodiu no TikTok
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

  1. e uma pena que no nosso brasil tenha tanta maracutaia nos combustivel que usamos hoje, muita mistura no combustivel e quando temos defeito nos veiculos por causa da mistura de combustivel não somos reembolsado, deveria ter uma fiscalização mais séria, ai eu ia elogiar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here