No Brasil o dia do caminhoneiro(a) é celebrado em três datas diferentes: 30 de Junho, 25 de Julho e 16 de Setembro.
E justamente por não haver uma única data, é comum que existam dúvidas a respeito de qual é o dia do caminhoneiro. As três datas estão corretas e todas homenageiam a mesma classe profissional.
? 30 de junho: Dia do caminhoneiro em São Paulo – O dia 30 de junho é comemorado em São Paulo, ou seja, é uma data regional. Foi sancionado através, da lei estadual nº 5.487, estabelecendo essa data como o Dia do caminhoneiro(a) em São Paulo.
? 25 de julho: Dia do São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas – Na data de 25 de julho é comemorado o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. A mais importante e reconhecida pelos caminhoneiros. O santo é considerado padroeiro de todos os transportadores, isso inclui também os caminhoneiros, motoristas de ônibus e taxistas.
??16 de setembro: Dia nacional do caminhoneiro – A última comemoração é em 16 de setembro, definida como Dia Nacional do Caminhoneiro. Apesar de 16 de setembro ser a data oficial, os caminhoneiros preferem celebrar o seu dia junto ao de São Cristóvão, cerca de um mês e meio antes da data nacional.
5 formas de presentear o cliente caminhoneiro
Independente da data, os caminhoneiros desempenham um papel crucial na nossa economia e como forma de reconhecer sua importância e valorizar sua fidelidade, os postos de combustível podem oferecer presentes especiais para conquistar e fidelizar esses clientes. Conheça cinco sugestões de presentes que podem ser oferecidos por postos de combustível no dia do caminhoneiro.
1️⃣ Kit de Higiene e Conforto: Caminhoneiros passam longas horas na estrada, um kit de higiene e conforto pode ser um presente extremamente útil e apreciado. Esse kit pode incluir itens como toalhas de banho, produtos de higiene pessoal, escova, pasta de dentes, entre outros. Além disso, incluir alguns itens de conforto, como travesseiro de viagem, cobertor leve e protetores auriculares, pode ajudar os caminhoneiros a descansar melhor durante suas paradas.
+++ LEIA TAMBÉM: 5 estratégias para operações de sucesso em estacionamentos de postos de rodovia
2️⃣ Kit de Limpeza e Manutenção do Veículo: Outra sugestão interessante é oferecer um kit de limpeza e manutenção do veículo, incluindo produtos de limpeza automotiva, como shampoo, cera e silicone para o painel. Itens como panos de microfibra, escovas também podem ser incluídos. Além disso, é útil incluir produtos de manutenção básica, como óleo lubrificante, líquido de arrefecimento e aditivo para combustível, para ajudar os caminhoneiros a manter seus veículos em bom estado durante suas jornadas.
3️⃣ Brindes Personalizados: Presentes personalizados demonstram atenção e cuidado. Uma opção é oferecer brindes com o logotipo do posto de combustível, como bonés, camisetas, chaveiros ou canecas. Esses brindes podem ser utilizados pelos caminhoneiros durante suas viagens, aumentando a visibilidade do posto de combustível e reforçando a conexão emocional com a marca.
+++ LEIA TAMBÉM: Descubra quem estacionou, mas não abasteceu no seu posto. Veja como o controle de veículos pode maximizar os resultados do seu negócio.
4️⃣ Serviços Gratuitos: Além de presentes materiais, os postos de combustível podem oferecer serviços especiais para fidelizar os caminhoneiros. Por exemplo, disponibilizar áreas de descanso confortáveis com chuveiros e lavanderias pode ser um diferencial importante. Além disso, oferecer acesso gratuito à internet Wi-Fi de alta velocidade nas instalações do posto, assim como, espaço de lazer, cinema e outros serviços de conveniência e assistência, também são formas de presenteá-los.
5️⃣ Cortesias e Descontos em Serviços : E como última sugestão para homenageá-los nesta data e também impulsionar as vendas é possível oferecer descontos e vantagens exclusivas na semana do caminhoneiro. Construa uma estratégia que contemple descontos especiais em diversos serviços, pernoites e gratuidade no estacionamento, assim como, cashback e programas de fidelidade, que proporcionem benefícios adicionais para os caminhoneiros.
Sem dúvida, uma dessas estratégias pode auxiliar o seu posto a encontrar a melhor forma de demonstrar o respeito, preocupação e valorização desse cliente, buscando criar uma relação de confiança e fidelidade.
A Sanvitron oferece aos postos de rodovia, uma solução completa para gestão do pátio e do estacionamento. Este sistema é ideal para postos que buscam oferecer mais vagas aos clientes em abastecimento e potencializar o uso do estacionamento, como estratégia para reter clientes e aumentar o ticket médio.
Para conhecer mais sobre essa e outras soluções Sanvitron, ?acesse o banner.