Revendedores de Combustíveis, Lojistas de Conveniência e demais empresários ficam sem os recebíveis.

Primeiros relatos surgiram na última sexta-feira, dia 1º de março. Empresa promete solução.

A empresa de pagamentos Cielo passa por uma intermitência que impede que os valores sejam acessados pelos consumidores – em especial lojistas. Conhecida pelas maquininhas de pagamento, a Cielo reconheceu a pane em postagens nas redes sociais. Ela ainda disse que está trabalhando para resolver o problema.

Os clientes se queixam de que os recebíveis não caíram na conta no prazo combinado com a Cielo. Além disso, alguns empresários dizem que conseguiram visualizar valores de outros clientes, o que seria um indicativo de brecha de privacidade nos sistemas da empresa.

A situação parece generalizada a ponto de a Cielo aparecer na plataforma de monitoramento online DownDetector. Ou seja, na impossibilidade de acessar o dinheiro a que têm direito, os clientes estão entrando no site para reclamar. As queixas também se avolumam no Reclame Aqui, velho conhecido de quem quer colocar um fornecedor contra a parede. Elas se acumulam desde ontem (dia 04/03).

A Cielo declarou  que finalizou os procedimentos necessários para a regularização de pagamentos e que a situação “deverá estar equacionada” até a sexta-feira (dia 08/03).

A companhia também lamentou a intercorrência e disse que está “à disposição para prestar esclarecimentos adicionais por meio de seus canais”. No entanto, consumidores dizem que não conseguem contato pelo SAC ou WhatsApp da Cielo.

Ela também respondeu a diversos usuários do X/Twitter com a mesma mensagem: “Identificamos intermitências na liquidação dos pagamentos. As correções estão em andamento e a partir de 05.03.2024, faremos os ajustes necessários. A previsão é de que, nos próximos dias, todos os casos sejam solucionados. Agradecemos sua compreensão!”

Consultor jurídico da Brasil Postos dá dica de como proceder

Diante da situação de atraso no pagamento por parte da Cielo, recomendo que adotem as seguintes medidas para resguardar os interesses do revendedor:

  1. Efetuem capturas de tela de as mensagens relacionadas ao atraso no pagamento.
  2. Estabeleçam contato por meio de WhatsApp e e-mail com a Cielo, questionando os motivos do atraso, a previsão para regularização e se estão previstas compensações financeiras, tais como multas e juros.
  3. Identifiquem todos os valores que deveriam ter sido creditados no período e que não foram.
  4. Selecione as contas que possuem vencimento no período, especialmente se a quitação destas estiver comprometendo a situação financeira.
  5. Caso o montante em questão seja significativo e impacte negativamente em aspectos como crédito em conta, uso do cheque especial, redução acentuada do capital de giro, atrasos em pagamentos de fornecedores (como combustíveis e outros insumos) e folhas de pagamento, é crucial documentar todos esses eventos.
  6. Realize uma contabilização detalhada dos prejuízos acumulados e avalie a possibilidade de pleitear indenização junto à Cielo.

Essas precauções são essenciais para fortalecer a posição do revendedor diante do atraso no pagamento e podem servir como base para eventuais medidas legais ou negociações compensatórias. Recomendo que mantenham registros precisos de todas as interações com a Cielo e documentem os impactos financeiros decorrentes desse episódio.

Caso necessário, busquem orientação jurídica especializada para garantir uma abordagem adequada e eficaz diante dessa situação.

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