Depois de anos trabalhando com Gerenciamento por Categorias, estamos reunindo nossos conhecimentos e esforços em uma entrega específica para o ajuste e definição do mix de produtos, o Sortimento Certo.

O Sortimento Certo integra o nosso conhecimento, metodologias proprietárias, estatística e tecnologia para redesenhar o mix de produtos das empresas varejistas em 3 (três) meses, independente do número de lojas e ou SKUs que a empresa trabalhe.

O que é o Sortimento Certo?

É o primeiro passo para donos de lojas de conveniência que querem adotar a ciência de dados na definição do seu mix de produtos. Varejistas que desejam abandonar a tomada de decisão feita no calor operacional do dia a dia e substituí-las por decisões estratégicas, baseadas em dados que garantam o crescimento das vendas e das margens de lucro.

Diariamente profissionais de varejo tomam decisões quanto ao mix de produtos. As decisões são tomadas a partir das informações de vendas dos ERPs, dos objetivos a serem alcançados em uma ou outra categoria, das ofertas comerciais da indústria, do surgimento de novas demandas do mercado entre outros. As decisões são tomadas com o maior esmero e responsabilidade, o que é bom, mas este processo de tomada de decisão, da forma descrita, chamamos de tomada de “decisão manual”.

+++ LEIA TAMBÉM: Aumento ou reduzo o mix de produtos da minha loja de conveniência?

Agora, porque chamamos de “decisão manual”? Denominamos de “decisão manual” porque é humanamente impossível para uma pessoa ou grupo de pessoas analisar os milhares de produtos do mix simultaneamente. Assim, sem as ferramentas adequadas, sem o uso de instrumentos estatísticos, é como se fosse um processo amador, feito de forma artesanal que pode ser equiparado a um procedimento manual. Manual em oposição a processos que podem ser profissionais, de larga escala, sistemáticos, replicáveis e que atendam a totalidade dos milhares de produtos do mix simultaneamente.

+++ LEIA TAMBÉM: Coloco mais produtos na minha loja e as vendas não crescem!

Benefícios do Sortimento Certo

1) Precisão na Tomada de Decisão : Com o Sortimento Certo você tem acesso a informações valiosas sobre o desempenho de cada produto na sua loja de conveniência, permitindo que você faça a escolha correta na hora de renovar o estoque e investir em novos produtos.

2) Aumento nas Vendas: Além disso, você tem um mix de produtos mais otimizado e personalizado para atender as necessidades do seu público-alvo, aumentando as chances de conversão de vendas.

3) Economia de Dinheiro: Você também terá uma gestão mais eficiente do estoque, evitando a falta ou excesso de produtos nas prateleiras. Isto reduz custos com estoque e minimiza a perda de vendas por falta de produtos.

4) Equilíbrio das Categorias: E, você tem a identificação das quantidades mínimas e máximas de itens para cada uma das categorias e subcategorias, garantindo a obtenção do máximo potencial de vendas de todas categorias e subcategorias da sua loja de conveniência.

Quer entender mais sobre sortimento certo? Clique no botão e fale com um especialista! 


SOBRE A STRINGHINI VAREJO INTELIGENTE

Somos a melhor consultoria de varejo para lojas de conveniência e postos de combustíveis, nas áreas de Gerenciamento por Categorias, Gestão de Execução de Loja e Trade Marketing. Fundada em 1997, temos um time de mais de 130 colaboradores, espalhados por todo o Brasil, dedicados para desenvolvimento de lojas de conveniência mais rentáveis.

Fone: +55 51 980349669

Artigo anteriorComo aumentar as vendas e fidelizar clientes com ações promocionais no seu posto de combustíveis
Próximo artigoBob’s segue plano de expansão com operações em postos de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here