A TotalEnergies assinou acordo para vender o negócio de distribuição de combustíveis no Brasil para a SIM Distribuidora, do grupo Argenta.
Transação envolve rede de 240 postos de abastecimento e instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol
A operação não teve seu valor divulgado e ainda está sujeita a aval de autoridades.
Segundo a TotalEnergies, o desinvestimento reflete a estratégia “seletiva” em marketing & serviços no negócio da rede de varejo, com foco em geografias onde a empresa tem participações de mercado mais relevantes. A companhia manterá suas atividades de mistura e distribuição de lubrificantes no Brasil.
Entrada no Centro Oeste
A aquisição possibilitará a entrada efetiva da Sim Distribuidora no Centro-Oeste, bem como, reforçará a posição da empresa no Sudeste, em especial, em Minas Gerais São Paulo e Rio de Janeiro. Este movimento possibilitará à Sim Distribuidora adicionar aproximadamente 1 bilhão de litros por ano, passando a operar em 40 terminais, com clientes em nove estados do país e no Distrito Federal. A Argenta contou com a Bateleur como assessor financeiro para estruturar a transação, cuja oficialização depende ainda da análise e da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para Neco Argenta, presidente da Argenta, o momento é considerado um divisor de águas na história do grupo, que acabou de completar 39 anos.
“Com esta aquisição, a Argenta, que nasceu no interior do Rio Grande do Sul e alcançou amplitude estadual, agora expande a sua atuação definitiva e consolidada para o país. Estamos escrevendo um novo capítulo da nossa trajetória, colocando a Sim Distribuidora entre os maiores players brasileiros em seu ramo de atuação”, destacou, por meio de nota.
“O negócio também possibilita o relacionamento direto com cerca de 240 parceiros de um segmento que conhecemos profundamente e com os quais nos relacionaremos de perto. Sabemos das necessidades dos revendedores e dos consumidores deste ramo e trabalharemos intensamente para dar continuidade e qualificar ainda mais as operações de revenda de combustíveis nos estados nos quais estaremos presentes”, reforça o empresário.