“No cenário atual, onde o dinheiro já não é o principal motivador dos colaboradores, focar na Experiência do Colaborador tornou-se a vantagem competitiva mais promissora para as organizações” — Jacob Morgan, autor de The Employee Experience Advantage.
Assim como a Customer Experience, que é crucial para empresas voltadas ao consumidor, existe a necessidade de valorizar também a experiência do colaborador, conhecida como Employee Experience (EX).
Esse conceito reúne práticas adotadas pela empresa para garantir o bem-estar, a motivação e a produtividade de seus funcionários, entendendo-os como clientes internos.
A jornada do colaborador começa no primeiro contato com a empresa, geralmente durante
o processo seletivo, e vai até o momento de desligamento. Esse percurso visa fortalecer a
relação entre a marca e seus colaboradores, promovendo um ambiente de acolhimento que
resulta em benefícios como a atração e retenção de talentos.
De acordo com o relatório LinkedIn Global Talent Trends 2020, a Employee Experience
está entre as tendências mais relevantes para o futuro do RH Estratégico, com 96% dos
profissionais apontando sua crescente importância. Entretanto, apenas 52% dos
funcionários afirmam que suas empresas proporcionam uma experiência positiva no
ambiente de trabalho e um bom clima organizacional.
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Além disso, uma pesquisa da Qualtrics de 2020, com 13.551 colaboradores globais,
revelou que apenas 53% deles se sentem engajados com suas empresas. Não é por acaso
que o conceito de Employee Experience ganhou relevância no RH, sendo prioritário o
investimento em vivências positivas e envolventes para os colaboradores.
Para atrair e reter talentos, é essencial aprimorar a experiência do colaborador, pois as
exigências quanto ao ambiente de trabalho aumentaram. O relatório Tendências Globais
de Capital Humano 2020, da Deloitte, que entrevistou cerca de 9 mil líderes de negócios e
RH em 119 países, destacou a importância da humanização das empresas para a gestão
de capital humano.
A EX é uma estratégia focada em transformar a relação entre empresa e funcionário,
maximizando os resultados ao colocar o colaborador no centro das decisões de RH. Esse
foco promove ações voltadas ao crescimento e ao bem-estar das equipes.
O sucesso da organização depende do desempenho de cada colaborador, e é através
dessa produtividade que as metas são alcançadas. Para isso, é fundamental implementar
estratégias que aprimorem o ambiente de trabalho e cultivem um bom clima organizacional,fator essencial para a saúde mental e o bem-estar dos funcionários.
Um ambiente saudável aumenta a produtividade e favorece o engajamento. O clima
organizacional positivo é o reflexo direto das relações entre os colaboradores e a empresa.
Fatores como oportunidades de crescimento, apoio da liderança e autonomia são
fundamentais para uma vivência enriquecedora.
A Employee Experience abrange momentos-chave da jornada do colaborador, tais como:
• Processo seletivo;
• Contratação;
• Onboarding (integração);
• Treinamento e desenvolvimento;
• Crescimento (promoções);
• Outplacement (processo de desligamento e recolocação).
Mesmo após o desligamento, um colaborador pode manter um vínculo positivo com a
empresa, especialmente se teve uma boa experiência.
Os benefícios de uma estratégia de Employee Experience incluem:
1. Atração e retenção de talentos: Uma experiência enriquecedora é decisiva
para atrair e manter os melhores profissionais, especialmente em um mercado onde as
novas gerações buscam propósito e ambientes inspiradores.
2. Aumento da produtividade: Segundo o relatório The Financial Impact of a
Positive Employee Experience da IBM (2018), empresas com EX aprimorada possuem o
triplo de retorno sobre ativos e o dobro de retorno sobre vendas. Isso reforça que
colaboradores felizes são mais produtivos.
3. Melhoria do clima organizacional: Um ambiente de trabalho positivo motiva e engaja os colaboradores, promovendo uma atmosfera de cooperação.
4. Fortalecimento da marca empregadora: Uma experiência diferenciada projeta a empresa como um local de trabalho atrativo, fortalecendo o employer branding e atraindo talentos.
Para criar uma experiência marcante para o colaborador, é necessário proporcionar bons
momentos em toda a sua trajetória na empresa.
Alguns passos para alcançar uma EX efetiva incluem:
1. Ouvir os colaboradores: Escutar e valorizar as opiniões dos colaboradores
é fundamental para entender suas necessidades.
2. Mapear a jornada do colaborador: Analise cada etapa vivenciada pelo
colaborador, desde o recrutamento até o desligamento, considerando pontos importantes
como promoções e treinamentos.
3. Criar um programa de EX: Compreendendo o que os colaboradores
querem, desenvolva um plano que inclua ações específicas, programas de incentivo e
reconhecimento.
4. Oferecer oportunidades de crescimento: É essencial incluir planos de
carreira, treinamentos, coaching e mentorias no programa de EX.
5. Oferecer e solicitar feedback: A experiência do colaborador é um processo
dinâmico e deve ser aprimorada constantemente com base nos feedbacks.
Hoje em dia, temas como qualidade de vida, saúde mental e valorização profissional são
comuns e contribuem para um ambiente de trabalho mais exigente. Com uma estratégia de
EX bem planejada, a empresa não só retém talentos como também se destaca no mercado,
atraindo profissionais que buscam valorização.
Assim como a jornada do cliente representa todas as etapas do funil de vendas, a jornada
do colaborador abrange as fases de sua trajetória na empresa. A gestão dessa jornada,
além de proporcionar benefícios para o colaborador, também impacta positivamente a
organização, aumentando o engajamento e a produtividade.
Jacob Morgan, referência em Employee Experience, destaca que o objetivo da EX é criar
um ambiente onde os funcionários querem estar, e não onde apenas precisam estar. Para
isso, a estratégia deve focar em fatores que promovam o desejo dos colaboradores de
contribuir ativamente para o sucesso da empresa.
Quando os colaboradores se sentem valorizados e motivados, eles se tornam defensores
da marca, surgindo assim o conceito de Employee Advocacy. Esse conceito transforma os
funcionários em promotores naturais da empresa, ampliando o alcance da marca por meio
de suas redes pessoais e gerando o chamado marketing boca a boca.
Escrito por : Roberto Monteiro – Tendo por 08 como Gestor de RH da Rede Pichilau e implementado e tendo implementado o padrão de atendimento VAPOR em todas as Roberto Monteiro, com sua vasta experiência no dia a dia da gestão de pessoas traz uma visão prática e aplicada, compartilhando cases reais que podem ser aplicados no dia a dia.
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