Operam no Brasil, hoje em dia, cerca de 43.000 postos revendedores de combustíveis.

A metade destes, operam utilizando as marcas das três grandes, Vibra/BR, Ipiranga e Raizen/Shell.

Cerca de 5.000 operam com marcas razoavelmente conhecidas e com atuação regional e cerca de 15.000, operam com marcas próprias, os antigos BB, Bandeiras Brancas.

Na outra ponta, a dos compradores, podemos os dividir em basicamente três categorias.

1️⃣ Os de maior poder aquisitivo, normalmente com carros mais caros, que buscam ter mais segurança na qualidade dos combustíveis que abastecem, e por isto priorizam postos com marcas mais conhecidas, mesmo que para isto precisem pagar um pouco mais caro, muitas vezes desconhecendo que também tem bandido utilizando marca.

2️⃣ A classe mais pobre, ou aqueles que utilizam muito seus veículos tendem a dar mais valor ao preço mais baixo.

3️⃣ Por fim, a turma do meio, que normalmente opta por um maior equilíbrio entre preço e garantia de qualidade, além de como todos, valorizam o fato de estarem em seus itinerários, visibilidade, acessibilidade e atendimento.

Para poder vender mais barato, a condição básica, é que também se compre mais barato, e é aí que surgem as oportunidades para as pequenas distribuidoras.

Entretanto, voltando para os clientes, focar só no preço pode não ser uma boa alternativa, e é preciso tirar pressão do preço e conquistar a confiança daquela turma do meio.

Como pode se fazer isto?

Procure interagir mais com seus clientes, o olho no olho, muitas vezes supera a falta de uma marca forte.

Participe da vida do micromercado onde atua, conquistando credibilidade.

Faça periodicamente no posto, um dia da qualidade, onde alguém pode ensinar aos clientes como se precaver de tantos golpes aplicados por revendedores inescrupulosos.

Use as redes sociais para se comunicar com seus clientes cadastrados.
De brindes em datas festivas.
Enfim, se aproxime do seu cliente, ou então passe a ser um “tipo franqueado” de uma distribuidora com marca forte.
Você já reparou que no seu bairro, existem inúmeros comércios que mesmo pequenos tem uma marca forte, por que seu posto não pode ter ?

Escrito por :L

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Sócio proprietário da LHS Consultoria que oferece treinamento em combustíveis, marketing do petróleo, professor e palestrante.

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