Os filtros especialmente destinados à depuração do óleo diesel, são equipamentos intermediários entre os tanques de armazenamento e as unidades de abastecimento, os quais, quase sempre, apresentam vazamentos do produto.

As conexões dos filtros estão sujeitas à perda de produto, devido aos constantes reparos, uma vez que as conexões podem não ser bem adaptadas e apertadas adequadamente. Os vazamentos podem ser visualmente detectados, pela impregnação externa do equipamento, das suas tubulações expostas e do piso em seu redor. Atualmente existem disponíveis no mercado câmaras de contenção para unidades filtrantes, cujas características são similares às demais câmaras utilizadas nos SASC´s.

São comuns os vazamentos nas linhas que interligam o reservatório de armazenamento de óleo diesel do filtro às unidades de abastecimento, os quais, geralmente, acarretam a perda de produto, pois as mesmas trabalham com pressão. Um forte indicativo da ocorrência de vazamentos nas linhas é o acionamento automático da bomba de sucção do filtro, que extrai o óleo diesel do tanque subterrâneo, sem que esteja ocorrendo o abastecimento de veículos com o produto, no estabelecimento. Isto ocorre porque, com a diminuição do volume de produto armazenado no reservatório do filtro, a bomba de sucção é acionada, para repor o produto no reservatório.

Artigo anteriorCaracterísticas das instalações do posto sob o ponto de vista contaminação ambiental – Canaletas
Próximo artigoCaracterísticas das instalações do posto sob o ponto de vista contaminação ambiental – Piso
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here