As faltas e atrasos de funcionários são temas que devem estar entre as prioridades estratégicas de todas as empresas, principalmente por causa dos impactos negativos em indicadores financeiros e de produtividade. Assim sendo, é fundamental adotar uma gestão inteligente, que monitore essas taxas e que seja capaz de identificar as causas das ausências, que podem envolver aspectos como desmotivação, insatisfação, falta de interesse e comprometimento, desalinhamento de perfil profissional, além de questões pessoais.
Para evitar prejuízos, cabe ao gestor adotar novas posturas, para localizar os problemas e corrigir os desvios. É preciso lembrar que algumas ausências são justificadas pela própria legislação trabalhista, outras não. Por isso a importância de analisar cada caso. Conheça dicas de como melhorar a gestão de pessoas do posto de combustível e reduzir as faltas e atrasos:
Adote uma gestão positiva e transparente – O estilo de gestão é um dos fatores de maior impacto na motivação e no engajamento das equipes e, por isso, é essencial que o gestor assuma uma nova postura, mais próxima aos conceitos de liderança.
Além do conhecimento técnico sobre a administração do posto de combustíveis, é importante demonstrar também algumas competências comportamentais, como maturidade, equilíbrio emocional, empatia, segurança, humildade, educação e a capacidade de construir relacionamentos produtivos. Ética, imparcialidade, transparência, entusiasmo e otimismo também precisam estar presentes no dia a dia do gestor. Outro aspecto importante é manter discurso e ações em harmonia, demonstrando sempre coerência e justiça.
Cuide da qualidade do ambiente de trabalho – A qualidade do ambiente de trabalho também tem grande influência sobre as faltas e atrasos dos funcionários e, para conquistar altos níveis de motivação, é preciso que o gestor administre todos os possíveis conflitos, resolva os problemas do cotidiano, ofereça condições adequadas de trabalho e elimine comportamentos nocivos, que envolvam preconceito, segregação, assédio ou discriminação. Nesse caso, é necessário contar com uma gestão que fomente o respeito às diferenças, valorize as competências e talentos individuais, apoie a colaboração e reforce a cultura do aprendizado e do desenvolvimento.
Seja um bom comunicador e incentive a participação – A comunicação interna deve fazer parte da estratégia para a redução de faltas e atrasos, já que é uma ferramenta importante para tratar a motivação e o senso de pertencimento dos funcionários. Assim, cabe ao gestor ser também um bom comunicador, capaz de compartilhar informações relevantes, manter a equipe atualizada sobre a situação do mercado, os principais concorrentes, a chegada de novas tecnologias, os projetos em andamento e principalmente os desafios a serem vencidos.
Essa postura colabora para a construção de uma relação de confiança entre funcionários e empresa. Assim, é essencial organizar reuniões gerenciais com a equipe e utilizar até mesmo o mural de avisos para garantir uma comunicação clara e eficiente.
Aposte no reconhecimento e na valorização – Reconhecimento e valorização são práticas básicas relacionadas à gestão de pessoas que devem estar entre as ações adotadas para reduzir o número de faltas e atrasos, pois impactam diretamente na motivação e no engajamento dos funcionários do posto. Desse modo, elogios sinceros e pequenas premiações são boas inciativas. É preciso se lembrar também das oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa, sempre baseadas no desempenho e na meritocracia.
Invista em conversas francas – Conversas francas e individuais com os funcionários são essenciais para identificar as reais causas das faltas e atrasos. Com essa prática, o gestor pode perceber se existem problemas pessoais, insatisfação ou desmotivação com o trabalho e então analisar a situação e propor algumas alternativas. Apoio e orientação podem trazer ótimos resultados.
Quais são as suas dicas para evitar faltas e atrasos da equipe? Compartilhe conosco suas experiências e opiniões nos comentários!
Fonte: http://minaspetro.com.br/blog