Todos os revendedores sabem da importância que os testes de qualidade de combustíveis tem para atestar a idoneidade do posto. Para certificar que os resultados sejam corretos é necessário o uso de equipamentos devidamente certificados e calibrados.
Com o objetivo de orientar os responsáveis pelos testes obrigatórios o Portal Brasil Postos desenvolveu uma tabela que orienta quais são os equipamentos necessários para a realização dos testes e também a certificação necessária.
Gasolina
– Densímetro com escala de 0,700 A 0,750.
– Densímetro com escala de 0,750 a 0,800 com menor divisão de 0,0005 g / ml.
É obrigatório o Certificado de Verificação expedido pelo Inmetro e que acompanha o instrumento no ato da sua aquisição. Porém, nada impede que o posto tenha, também, o Certificado de Calibração emitido por laboratório da Rede Brasileira de Calibração ou por outro que utilize padrões rastreáveis pelo Inmetro.
Óleo Diesel
– Densímetro com escala de 0,800 a 0,850.
– Densímetro Com escala de 0,850 a 0,900.
O Certificado de Verificação do Inmetro é obrigatório, mas pode ser substituído pelo de Calibração.
Gasolina e Óleo Diesel
– Termômetro para Petróleo e seus derivados, com escala de -10ºC a 50ºC e subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC.
Um único termômetro serve para a análise da gasolina e do óleo diesel. Para o equipamento, é obrigatório o Certificado de Verificação do Inmetro, que pode ser substituído pelo Certificado de Calibração.
Etanol
– Densímetro com escala de 0,750 a 0,800 densímetro com escala de 0,800 a 0,850 (observação:ambos podem ser substituídos apenas pelo densímetro com escala de 0,770 a 0,820 g/ml).
Também é obrigatório o Certificado de Verificação, que pode ser substituído pelo de Calibração.
– Termômetro de Imersão total para etanol com escala de -10ºc a 50ºc e subdivisões de 0,2ºc ou 0,5ºc.
Para esse instrumento é obrigatório o Certificado de Verificação, que também pode ser
substituído pelo de Calibração.
Termodensímetro de leitura direta – Esse instrumento deve ser aprovado pelo Inmetro e instalado nas bombas medidoras de AEHC, indicando no seu corpo as instruções de funcionamento.
Para todos os combustíveis
Proveta de vidro graduada com capacidade de 1000 ml: não é necessária nenhuma certificação.
Medida padrão de 20 litros aferida anualmente e lacrada com o selo do Inmetro: tem que ser aprovada pelo Inmetro para receber uma etiqueta de licenciamento.
Régua medidora ou outro equipamento metrológico para verificação dos estoques de combustíveis armazenados nos tanques: precisam ser aprovados pelo Inmetro.