Fiscalização foi realizada em estabelecimentos de Araguaína.Itens apresentavam validade vencida ou estavam mal acondicionados.
Pelo menos 700 itens foram apreendidos durante uma fiscalização realizada em postos de combustível e lojas de conveniência em Araguaína, no norte do Tocantins. Durante uma semana, os fiscais verificaram os estabelecimentos e encontraram irregularidades como produtos com validade vencida ou mal acondicionados.
A força-tarefa foi realizada pela Agência Nacional do Petróleo, de Regulação, Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesos e Medidas e Procon.
Foram encontradas diversas irregularidades nos produtos vendidos nas lojas de conveniência, entre eles produtos com o prazo de validade vencido ou mal acondicionados. “Esses produtos serão descartados no local adequado e os estabelecimentos foram autuados pelo Procon”, explicou o gerente de fiscalização, Agno Silva.
Etanol
A Agência Nacional do Petróleo fez testes de qualidade nos combustíveis para saber se a porcentagem de etanol está dentro do permitido.
“Se for detectada alguma alteração na gasolina, as bombas de combustível são interditadas. Se o posto já tiver algum antecedente no histórico dele, o estabelecimento também é interditado”, afirmou o especialista em regulação da ANP, Glauber Nicioli.
Ele também explica esse teste pode ser solicitado por qualquer pessoa. “O posto é obrigado a ter o kit para fazer o teste. Qualquer consumidor pode chegar ao estabelecimento e pedir para fazer o teste e ver a quantidade de etanol na gasolina.”
A ação, que também ocorreu em Palmas, é uma iniciativa do Ministério Público Estadual. “Já foram fiscalizados 22 postos de combustível, pelo menos dez revendas de gás LP e cinco depósitos”, disse a promotora de justiça, Araina D’alessandro.
Depois de se surpreender com o que foi encontrado pela fiscalização, o autônomo, Marciano da Silva disse que vai ficar mais atento. “Tem que saber se estamos gastando nosso dinheiro com o produto de boa qualidade.”
Fonte: G1