Para atender aos modernos parâmetros de emissão de poluentes, o filtro Arla 32 (Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio) é item obrigatório para garantir uma redução dos gases emitidos pela queima do óleo diesel de caminhões. Em muitos casos, esse elemento é deixado de lado pelos caminhoneiros.
Você sabe o porquê do Filtro Arla deve ser mantido no sistema de veículos diesel? Confira!
Euro 5
Por meio do filtro de redução catalítica seletiva, da tradução da sigla inglesa SCR, o Arla 32 é feito com uma solução de ureia em água destilada a 32,5%, injetado por meio de uma unidade de bombeamento no escape. Ele tem a função de transformar os gases emitidos pelo sistema de escape em partículas de nitrogênio e vapor de água para atender às normas Euro 5 de emissão de poluentes.
Química
O Arla 32 é uma solução que reage com os óxidos nitrosos (NOx) que existem nos gases do escapamento. O produto voltado para o mercado automotivo é mais puro do que a ureia utilizada na agricultura e, por isso, não é fácil e nem recomendável que seja feito de forma caseira — já que a solução é elaborada para trabalhar em sintonia com todo o sistema de escape do bruto.
Manutenção
O filtro instalado na unidade de bombeamento tem uma durabilidade variável de 120.000 km a até 300.000 km, nos casos mais duradouros. Para que a manutenção seja feita, o Arla 32 precisa ser drenado do sistema.
Primeiramente, a limpeza da parte externa da unidade de bombeamento precisa ser feita com ar comprimido. O filtro precisa ser removido com cuidado em uma oficina especializada.
Verificação
A qualidade do Filtro Arla utilizado no caminhão é observada por meio de possíveis focos de contaminação por água, óleo e analisando a adequação da mistura. Medidores especiais, como um refratômetro (para contaminação por água) ou um papel filtro específico (para contaminação por óleo), que indica se a porcentagem da solução está adequada.
No lugar
Extremamente sensível a óleo, é necessário ter cuidado na hora de recolocar o filtro Arla na unidade de bombeamento. As tampas precisam estar bem lavadas, apenas com água, e lubrificadas com glicerina líquida. Após a limpeza realizada, é só recolocar o filtro de ureia no devido local.
Controverso
Apesar de ser item obrigatório, o uso do filtro de ureia e do Arla 32 no sistema de escape tem sido deixado de lado por algumas empresas e autônomos. Enquanto caminhões mais velhos nem têm catalisador instalados e poluem de forma considerável, caminhões que possuem esse sistema saem de fábrica muito mais caros. Ainda faltam incentivos governamentais para o uso universal do Arla 32 e do seu respectivo sistema.
Burlando
Por causa dessas restrições, alguns proprietários de caminhões estão desabilitando o filtro Arla de suas frotas de forma improvisada, o que não é recomendado por especialistas. Além do mais, em casos de fiscalização, caso os órgãos governamentais encontrem irregularidades no sistema SCR, os proprietários dos veículos e os mecânicos responsáveis pelas alterações ilegais, poderão sofrer penalidades, com multas milionárias.
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Fonte: hiptronic.com.br/blog/