Uma solução inteligente para aumentar seus lucros sem grandes investimentos é focar no seu ticket médio. Nessa lógica, a média de gastos da maioria dos clientes vale mais do que a quantidade de clientes. Daí a importância de fidelizar seu público. Algumas dicas podem ajudá-lo a aumentar seus rendimentos por cliente:

1 – Comportamento de compra

Avalie os perfis de seus clientes e o que cada um compra mais. Ofereça mais itens relacionados ao perfil de cada um. Surpreenda-o com novidades não encontradas facilmente na concorrência. Preveja necessidades e inclua produtos ou serviços atrativos para o público jovem, de meia idade, idoso ou acompanhado de crianças. Lembre-se também que o comportamento de compra de homens e mulheres são diferentes, por isso forneça opções para todos os gêneros.

2 – Aumente sua oferta de produtos e serviços
Ofereça um mix de mercadorias e serviços para que o cliente encontre tudo o que precisa no seu posto, como diferentes tipos de lavagem, variedade de itens para carros, loja de conveniência atrativa e com muita oferta de produtos. Também oferte serviços e produtos exclusivos para motociclistas, caminhoneiros e taxistas.

3 – Tenha seu próprio programa de fidelidade
Você já sabe que clientes fidelizados gastam em média 67% a mais do que novos clientes. Com essa informação em mãos, uma boa opção é criar um cartão fidelidade personalizado para o seu posto, com benefícios como brindes e descontos. Em troca, você aumenta seu ticket médio e tem o controle do banco de dados dos clientes.

4 – Kits e descontos
Faça pacotes especiais, incluindo produtos e serviços. Com um cartão fidelidade, essas promoções são ainda mais viáveis. Por exemplo:

  •   Troca de óleo + lavação com desconto de X%
  •  Compre um carregador USB e ganhe uma placa aromatizadora grátis
  •  Lubrificante + aditivo, grátis uma lavagem de aparência

Deixe kits expostos na sua loja de conveniência, para que o cliente não se esqueça de itens essências no caso de um churrasco ou longa viagem, como: Carvão ao lado do sal grosso, além de refrigerantes, fósforo ou acendedor. Para longas viagens, um apoio para o pescoço do passageiro, óculos de sol, carregador de celular, água, biscoitos, entre outros.

5 – Treine sua equipe

É importante que sua equipe saiba como abordar os clientes de forma amistosa e oferecer serviços adicionais, como revisão do nível de água do para-brisa. Ao abrir o capô do carro, o frentista poderá medir e sugerir a troca do óleo ou um aditivo para o radiador.

O mais importante é treinar sua equipe para que seja simpática e solícita e não inconveniente, forçando a compra, mas sugerindo complementos para o que o cliente veio comprar a princípio.

Por: Izabela Vasconcelos Almeida Leite

Confira também: Como evitar a Debandada de Clientes na Crise

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