Nos últimos anos, houve um aumento expressivo do número de postos de combustível. Isso, por sua vez, implicou o aumento da concorrência. Por isso, tornou-se ainda mais importante conquistar e fidelizar os clientes.
Para isso, você pode adotar inúmeras estratégias de gestão. Mas não pode se esquecer de que a cara do posto de combustível é o frentista. Isso porque é ele quem recebe, quem presta o serviço e quem responde às dúvidas dos clientes.
E, entre outros fatores para o bom atendimento pelo frentista, está o uso do uniforme. Neste post, vamos te mostrar o papel que o uniforme assume em um posto de combustível e o porquê de seu uso ser tão importante.
O uniforme como fator de comunicação visual
Ao entrar em um posto, imediatamente o motorista faz contato visual para identificar o seu atendente e seguir suas orientações, como diante de qual bomba deve estacionar. Nesse momento, o uso do uniforme pelo frentista permite ao cliente esse rápido contato visual e a identificação de quem é o funcionário do posto.
A facilidade de comunicação e a correta identificação dos funcionários transmitem segurança e confiança aos consumidores. Isso porque passa a impressão de que se trata de um posto sério e organizado, que conta com uma equipe com alto padrão de qualidade e cujos empregados foram treinados para estar ali, em uma situação duradoura.
Eles não foram apenas colocados naquela posição em uma situação de improviso e de precariedade.
O uniforme como estratégia de marketing
O uniforme é, ainda, uma importante ferramenta de marketing e estratégia de diferenciação dos seus concorrentes. Afinal, os postos de combustíveis são bastante parecidos, principalmente os postos de uma mesma bandeira, mas os uniformes não precisam ser.
Nesse contexto, a logomarca do posto no uniforme ajuda a divulgar a marca e a imagem da empresa. Além disso, as pessoas fazem a associação da marca com o cuidado do posto com os seus funcionários, reforçando a boa impressão do público com a organização do posto.
Assim, disponibilizar uniformes de qualidade e garantir que estejam sempre limpos é demonstrar bom gosto e respeito pelos funcionários e pelos próprios clientes.
O uniforme como fator de valorização e segurança
O posto de combustíveis é um local com produtos tóxicos e inflamáveis. Dessa forma, o uniforme dos frentistas deve refletir o cuidado em protegê-los de eventuais pequenos acidentes com esses produtos.
De acordo com a NR 6 do MTE, os equipamentos de proteção individual vão variar em função do risco que cada trabalho oferece. No caso do trabalho em posto de combustível, para a proteção dos empregados é essencial oferecer como uniforme o macacão, preferencialmente com tecido antichama, botas, luvas e óculos de segurança. Em alguns Estados, há a determinação de fornecer, além dos EPIs acima, os coletes refletores.
Todos esses itens compõem a vestimenta adequada ao frentista. Assim, o uniforme é, além de uma estratégia de marketing e de identificação visual, um item de segurança que precisa ser adotado. E adotar esse item de segurança é garantir que seu funcionário trabalhe com conforto, segurança e bem-estar, produzindo muito melhor.
Dessa forma, vale a pena investir em um bom uniforme para sua equipe. Você, com certeza, terá um retorno de satisfação do seu cliente e do seu funcionário.
Fonte: Arxo Blog