Treinamentos aprimoram as vendas nas lojas de Conveniência.
Recentemente enquanto viajava e, como de costume, parei em um posto para abastecer e me reabastecer com um pão de queijo e uma xícara de café expresso (não vivo sem). Como trabalho na área (sou Diretor Comercial do Portal Brasil Postos) já aprendi que sempre existem grandes opções de loja de conveniência por trás dos formatos franqueados. Procuro sempre lojas com características próprias do local onde estou. Geralmente tenho grandes surpresas como bolos caseiros, pasteis e tapiocas fritos na hora, cerveja artesanal da região, isto sem falar nos doces em compotas que são esperados ansiosamente pelas minhas filhas no retorno de cada viajem.
Porém, cardápio a parte, muitas vezes ficou decepcionado com a falta de conhecimentos das equipes que trabalham nestes lugares. Operações básicas de varejo como exposição dos produtos, precificação, organização da loja e até mesmo limpeza do estabelecimento deixam muito a desejar. Ao refletir sobre os motivos que isto ocorre fica evidente que existe uma grande despreparo por parte do comerciante que, na maioria das vezes, está aprendendo a gerenciar uma nova operação, pois durante muito tempo era apenas revendedor de combustíveis e agora passou a ser empresário do segmento de alimentação. E isto muda tudo.
É comum, surgirem dúvidas sobre o momento certo treinar a equipe, e com os postos de combustível isso não é diferente. Os postos de combustível contam com uma enorme gama de pessoal, como frentistas, atendentes para lojas de conveniência, mecânicos, entre outros. No dia a dia desse tipo de empreendimento, sempre podem surgir situações novas, como aumento do quadro de funcionários, necessidade de treino para operar novos equipamentos, mudanças de função, atendimento a novas normas do setor etc.
“Para ajudar a solucionar o problema da falta de capacitação e treinamento das equipes que atuam nas lojas de conveniências resolvi desenvolver um Treinamento Online de Atendente e Caixa de Loja de Conveniência que contempla todas as rotinas da operação. O curso foi pensado para ajudar os colaboradores de acordo com suas atividades diárias além de apresentar as regras básicas de ética do trabalho”.
Veja o que cada atendente pode aprender:
Atendente de Caixa: Neste módulo o aluno passar a conhecer todos as rotinas operacionais da função que vão desde as operações básicas de vendas ( vendas no cartão, a vista, carta frete ) até a conferência dos produtos bipados, cancelamento de vendas, fechamento e abertura do caixa e fraudes.
Atendente de Loia– Neste módulo são apresentadas todas as técnicas de exposição de produtos, precificação, reposição, promoções que são fazem com que o ponto de vendas fique preparado para estimular os clientes a comprarem por impulso.
Manipulador de Alimentos– O módulo de manipulador de alimentos apresenta todas as regras necessárias para que não haja riscos de contaminação. O curso foi desenvolvido de acordo com as regras da ANVISA.
Ética no Trabalho – Neste módulo é apresentado as relações interpessoais, trabalho em equipe e higiene e apresentação pessoal.
O curso pode ser acessado no smarphone ou desktop e curso pode ser oferecido para a capacitação de toda a equipe.
Agora que você sabe o momento certo de treinar os funcionários, que tal continuar se informando sobre o assunto? Assista ao vídeo:
Renato da Silveira – Diretor Comercial do Portal Brasil Postos e do Cursos Online BP
http://www.cursosonlinebp.com.br/cursos