A lucratividade, invariavelmente, associa-se às margens brutas entre preços de compra e de venda. Na prática, este é um tema complexo, composto por resultados no final de cada dia, acumulados no fechamento do mês e do ano, mas se repete nas ações diárias de negociação, com fornecedores e parceiros, de preços, prazos e ações promocionais que possam contribuir para o aumento do volume de venda, focado no comportamento e nas expectativas dos consumidores do ponto de venda.
No varejo, é necessário anteciparse nas ações que sustentem as vendas e permitam agregar valor em cada oportunidade gerada pelo motorista no momento do abastecimento. O que se vê pelo Brasil, onde existem postos em maior número que a demanda, é a estratégia do preço para acompanhar a concorrência. Certamente, essa não é a melhor opção. Volume não significa lucro e, no mercado automotivo, a gestão do fluxo de caixa tem um peso alto, exigindo capital de giro elevado e criando o risco de se cair nas garras da compra a prazo ou do financiamento bancário, que consome o lucro e compromete o empreendimento em médio prazo.
Uma conta simples deve ser feita diariamente: o custo para manter a operação lucrativa. O que é possível eliminar de custos da chamada “gordura”? Qual o volume de vendas na pista? Que margem bruta é necessária para equilibrar os resultados? O que é possível fazer para vender mais combustíveis, lubrificantes, aditivos, filtros e outros produtos automotivos, além de itens de conveniência, mesmo que não tenha loja para melhorar a lucratividade?
A decisão deve considerar também qual a sua reserva de caixa e como administrar as compras e as vendas para o maior giro possível, sem necessitar
encarecer a compra com despesas financeiras. Comprar grandes quantidades de produtos de baixo giro, como lubrificantes ou outros itens que complementam o negócio, exige cuidado, uma vez que estoque parado é custo
financeiro, provoca perdas, desperdícios e aumenta os riscos de fraudes e furtos. Caso alguma mercadoria esteja com baixo giro, livre-se dela rapidamente e reforce o caixa.
Outro ponto de atenção é o estabelecimento de preços, que exige cuidado nos cálculos. Esta não é uma tarefa fácil, menos ainda se for seguida a política dos fornecedores, que acreditam em margens baixas para gerar volumes, em interesses unilaterais. Para o varejista, é preciso cobrir todos os custos da opera-ção e dar lucro e, em muitos casos, tais “preços sugestivos” não cobrem
esses custos. Um dos produtos que se enquadra nisso é o gelo: o consumo de energia elétrica por freezer exige um bom volume de venda. O mesmo acontece com os preços sugeridos para snacks e sorvetes. Fique atento, porque a margens não podem ser ilusórias, precisam ser reais.
Há uma regra simples de como calcular o preço de venda pelo critério
do “markup”. Siga a fórmula de cálculo simulada para uma lata de cerveja
comprada por R$ 0,97 (impostos recolhidos por substituição tributária).
R$ 0,97 (Custo Líquido*)
PV = ___________________________ = 1,6166
1 – 0,40 (margem desejado de 40%)
* preço de compra + despesas acessórias – impostos
Ouço com frequência que, “se usar essa fórmula, perco meus clientes”. Mas, para reduzir os preços, se for este o seu caso, verifique onde pode cortar despesas. Se a concorrência for forte, analise o comportamento dos seus clientes e veja se a sensibilidade por preços é significativa. Caso contrário, melhore o atendimento e ofereça serviços e opções de compra de itens complementares ou de conveniência.
Com isso, você estará inovando na estratégia de gestão do seu negócio, com
possibilidade de dar certo. Até porque a concorrência de preços não oferece
diferenciais percebidos como positivos pelos clientes.
Nunca espere por “milagres”: crie o seu diferencial de mercado e surfe nas ondas do sucesso de vendas e lucratividade, fortalecendo seu ponto de venda.
Claudio Correra
Consultor de Varejo Automotivo
[email protected]
em qual site encontramos números sobre o desempenho financeiro de comércio varejista de combustíveis? EBITDA, margem bruta, ETC
Olá Edivan, obrigado pelo seu contato.
Desconhece algum site que fornece estas informações. Sugiro que você siga nossa página no Linked In pois existem vários profissionais que nos seguem e podem ajudá-lo na sua pesquisa.
Atenciosamente,
Equipe Brasil Postos