Os postos de combustíveis de todo o País têm novas obrigações com relação à saúde do frentista devido à possibilidade de exposição ao benzeno, substância presente na gasolina.
Entre elas, está o sistema de sucção de vapores nas bombas. As novas regras estão na Portaria nº 1.109/2016, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que atualizam a NR-9, estabelecendo novos procedimentos para prevenção à saúde dos trabalhadores, e no novo regulamento técnico metrológico (RTM) do Inmetro (Portaria nº 559, de 15 de dezembro de 2016).
Entre as principais medidas de prevenção, a legislação prevê que as bombas de gasolina tenham um novo equipamento: o sistema de recuperação de vapores, que extrai os vapores de gasolina presentes no tanque do veículo e, sem este equipamento, são expelidos para o meio ambiente. Conforme o RTM, até 36 meses após a publicação da Portaria, o estabelecimento pode solicitar a avaliação de modelo, a modificação de modelo aprovado e a verificação inicial em bombas medidoras de combustíveis líquidos.
Após os prazos fixados no quadro abaixo e de acordo com o ano de fabricação, as bombas medidoras de combustíveis líquidos eletrônicas, aprovadas pela Portaria Inmetro nº 023/1985, não poderão permanecer em uso e deverão ser retiradas de serviço.
Aonde encontro bombas com sucção de vapores?. Ou algum método para que se adapte nas bombas atuais?
Bom dia Waldir, obrigado pelo seu contato.
As bombas com sucção de vapores ainda não estão sendo comercializadas no Brasil. Porém a Zeppini possui um equipamento que atende a esta função. Clique aqui para conhecê-lo.
Esperamos ter ajudado.
Atenciosamente,
Equipe Brasil Postos